Festival de Cinema Brasileiro Fantástico 2021 :: Conheça os debates e lives!

Publicado por
Bruno Carmelo

Até o dia 18 de maio, o 1º Festival de Cinema Brasileiro Fantástico apresenta 41 produções nacionais de terror, ficção científica e fantasia. A seleção inclui longas e curtas-metragens, tanto aqueles realizados nas últimas duas décadas quanto obras inéditas, além de um foco específico em realizadores fluminenses.

No entanto, o evento vai além da exibição online e gratuita de filmes. Estão previstos diariamente debates com os diretores em torno de temas como o afrofuturismo, a distopia, o horror tecnológico e a relação entre o cinema de gênero e a infância. Os debates ocorrem ao vivo no Instagram do 1º FCBF (@festivalfantastico).

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Em paralelo, estão programadas cinco sessões comentadas com pesquisadores da área, que promovem um debate sobre Histórias que Só Existem Quando Lembradas (2012), Sol Alegria (2018), Chico (2016) e outros filmes da seleção 2021. As sessões ocorrem no IGTV do Instagram (@festivalfantastico). Para completar as atividades paralelas, o curador Fabrício Basílio ministra uma masterclass sobre as tendências do cinema brasileiro fantástico, ao vivo no canal YouTube do festival.

Abaixo você confere a programação de eventos que vão até 18 de maio:

 

Os Últimos Românticos do Mundo

 

Debates

13/05 – 19h – Um debate alucinante: o horror fantástico
Filmes: Mamãe Tem um Demônio (SP), de Demerson Souza, Nervo (SP), Pedro Jorge e Sabrina Maróstica e Cova Humana (SP), de Joel Caetano

14/05 – 19h – Uma odisseia no fantástico! O sobrenatural da passagem temporal
Filmes: A Retirada Para um Coração Bruto (MG), de Marco Antonio Pereira, Fragile (MG/FL), de Ramon Faria e Os Últimos Românticos do Mundo (PE), de Henrique Arruda

15/05 – 19h – Get in! As relações de poder nas distopias
Filmes: Ditadura Roxa (MG), de Matheus Moura e O Conforto das Ruínas (SP), de Gabriela Lourenzato

16/05 – 17h – E se… ? O fantástico das previsões e distopias
Filmes: Nada de Bom Acontece Depois dos 30 (RJ), de Lucas Vasconcelos, Chiclete (RJ), de Philippe Noguchi e Story.Telling (RJ), de Fábio Brandão

16/05 – 19h – Superando Anaconda: a natureza e seu potencial fantástico
Filmes: Jamary (AM), de Begê Muniz, Mãtãnãg, A Encantada (MG), de Shawara Maxakali e Charles Bicalho e Claudia e o Crocodilo (BSB), de Raquel Piantino

17/05 – 19h – Esta noite encarnarei no teu PC: o fantástico tecnológico
Filmes: A Melhor Versão de Mim (BSB), de Kallyo Aquiles, Em Cima do Muro (BA), de Hilda Lopes Pontes
e O Radar (BSB), de Marisa Mendonça

18/05 – 19h – Deu a louca nos monstrinhos: horrores da infância
Filmes: A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças Contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira (RJ), de Beatriz Ohana, Conte sua História ou Entregue sua Alma (RJ), de Andrea Avancini e Cenas da Infância (RJ), de Kimberly Palermo

 

Chico

Sessões comentadas

13/05 – Histórias que Só Existem Quando Lembradas, de Julia Murat (Brasil / Argentina, 2012)
Sessão comentada por Fabrício Basílio, curador e mestre em cinema fantástico brasileiro pela UFF

14/03 – Chico, dos Irmãos Carvalho (Rio de Janeiro, 2016)
Sessão comentada por Waldson Souza, mestre em letras, e especialista em afrofuturismo

15/05 – Sol Alegria, de Tavinho Teixeira e Mariah Teixeira (João Pessoa, 2018​)
Sessão comentada por Arthur Lins, doutorando na UFF em cinema brasileiro e ficção científica

16/05 – O Desejo do Morto, de Ramon Porto Mota (Paraíba, 2013)
Sessão comentada por Beatriz Saldanha, curadora especializada em cinema de horror

17/05 – Morto Não Fala, de Dennison Ramalho (Rio Grande do Sul, 2019)
Sessão comentada por Gurcius Gewdner, diretor, montador e artista visual

 

Cenas da Infância

Masterclass

18/05 – 17h – Entre horrores e maravilhas: duas tendências do cinema brasileiro fantástico contemporâneo
Palestrante: Fabrício Basílio. Um olhar à produção fantástica nacional, pela questão dos cinemas de horror e pelo maravilhoso cotidiano. Associando os conceitos entre literatura e cinema, o curador analisa as obras selecionadas nesta edição.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

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