20221226 festival de cinema da fronteira 2022 800

Vem da divisa do Brasil com o Uruguai a mais nova relação de premiados do circuito de festivais nacionais. Isso porque o Festival Internacional de Cinema da Fronteira, realizado na cidade de Bagé (RS), anunciou os vencedores de sua 13ª edição. Com direito a uma homenagem à atriz e diretora gaúcha Bárbara Paz, o destaque do evento ficou por conta do documentário 5 Casas. Dirigido por Bruno Gularte Barreto, o projeto foi reconhecido nas categorias de Melhor Filme, Júri Popular e Menção Honrosa para a Montagem de Vicente Moreno. A produção, também premiada no 31º Cine Ceará (2021) e no 50° Festival de Cinema de Gramado (2022), acompanha histórias interconectadas em residências diferentes: um garoto cujos pais morreram há 20 anos, um velho fazendeiro num local assombrado, uma freira expulsa da escola onde era a diretora, um jovem sofrendo preconceito por ser gay, e uma professora idosa lutando para manter a sua casa.

20211125 5 casas papo de cinema banner e1638577666630

Nas palavras do diretor artístico do festival, Zeca Brito, a edição 2022 do FICF “fecha um ciclo de desenvolvimento regional”. “Se, no início do festival a produção de curtas deu sentido à existência do evento, passadas 13 realizações, a produção consolidada dos longas feitos nos municípios da região da fronteira foi a grande vencedora do festival”, complementa o cineasta bajeense.

LEIA MAIS
27º Prêmio Guarani :: Premiados de 2021
Oscar 2023 :: Academia divulga listas prévias. Brasil segue no páreo em duas categorias
FESTin 2022 :: Vermelho Monet vence 13ª edição do evento. Confira todos os premiados!

Em 2022, foram inscritos cerca de 320 filmes de mais de 20 países. A seleção reuniu nove longas em competição, sessões especiais e inclusivas, e mais de 25 curtas projetados no Centro Histórico Vila de Santa Thereza (Av. Visc. Ribeiro de Magalhães). Sem mais demora, confira a lista completa de premiados abaixo.

Mostra de Longas-metragens

Melhor Filme: 5 Casas, de Bruno Gularte Barreto;
Melhor Direção: Bruna Giuliatti, Jhonatan Gomes e Sergio Guidoux, por Campo Grande é o Céu;
Melhor Atuação: Adanilo, por Noites Alienígenas;
Menção Honrosa I: 5 Casas – Montagem: Vicente Moreno;
Menção Honrosa II: Casa Vazia – Imagem: Eduardo Antunes (direção de arte) e Ivo Lopes Araújo (direção de fotografia);
Júri Popular: 5 Casas;

Mostra Internacional de Curtas-metragens

Melhor Filme: Ana Rubia (MT), de Íris Alves Lacerda e Diego Baraldi;
Prêmio Especial do Júri: Mar Terrestre (EUA), de Cathy Ler Crane;
Júri Popular: Possa Poder (RS), de Victor Di Marco e Márcio Picoli;

Mostra Regional

Melhor Filme: Ta Foda (Pelotas), de Aline Golart, Fernanda Maciel, Denis Souza, Icaro Castello, Lígia Torres e Victória Sugar;
Menção Honrosa I: (A)Mar e a Lua (Livramento), de Antônia de la Barrera;
Menção Honrosa II: Jogo de Osso (Bagé), de Adriana Ferreira;
Júri Popular: Senhoras de Si (Bagé/Porto Alegre), de Lucia Achutti;
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *