O Cine Alter – Festival de Cinema de Alter do Chão anunciou as aberturas de inscrições de filmes para sua edição 2021, que ocorre entre os dias 19 e 23 de novembro. O evento será organizado em formato gratuito e híbrido, com sessões virtuais para todo o Brasil em paralelo às sessões presenciais na Vila de Alter do Chão e em salas de cinema de Santarém (PA).
Serão aceitos pelos curadores curtas e longas-metragens, tanto ficções quanto documentários produzidos na região, em outras partes do país e em nações latino-americanas. Produtores e realizadores podem enviar obras finalizadas a partir de janeiro de 2018, com duração máxima de 30 minutos para os curtas, e duração mínima de 70 minutos para os longas. As inscrições gratuitas são efetuadas no site do festival.
LEIA MAIS
Cine Ceará 2021 :: Inscrições para longas e curtas começam em 10 de agosto
8ª Mostra de Cinema de Gostoso :: Inscrições abertas até 26 de setembro
16º Fest Aruanda abre inscrições para curtas e longas até 20 de agosto
A curadoria privilegiará títulos em consonância com o recorte temático e ideológico do festival, valorizando a pluralidade geográfica, étnica e de gênero, além do destaque às temáticas sociais e ambientais. Os filmes escolhidos serão organizados entre cinco mostras batizadas com nomes de árvores da Amazônia: Samaúma, Ypê, Castanheira, Seringueira e Açaizeiro.
Os vencedores em cada categoria receberão o Troféu Muiraquitã. Segundo Raphael Ribeiro, diretor do Cine Alter, “entendemos o nosso festival como uma ferramenta propulsora da cena audiovisual na Amazônia, ao abrir espaço de difusão para produções locais, e com a participação das comunidades locais, ao mesmo tempo que promovemos um intercâmbio com países vizinhos latino-americanos para tratar, por meio do cinema, de temáticas que nos aproximam”.
O lançamento online do festival ocorre nesta sexta-feira, 13 de agosto, às 17h, por meio das redes sociais do Instituto Território das Artes (ITA). A atriz Lucélia Santos, embaixadora do evento, participa da apresentação.