Confira abaixo os filmes selecionados:
Edmundo (2015), de Luiz Alberto Cassol
O filme apresenta as várias facetas de Edmundo Cardoso (1917-2002), por meio de entrevistas com familiares e amigos e através da visão do próprio — graças a entrevistas inéditas feitas por Cassol ao ator, diretor, escritor e jornalista, a partir de 1998.
Errante: Um Filme de Encontros (2014), de Gustavo Spolidoro
Sozinhos, o diretor e a câmera vão ao encontro do inesperado. Guiado pelo acaso, o diretor partiu da primeira imagem ao despertar em uma manhã de carnaval e seguiu por cinco dias ao sabor dos encontros.
Nós Duas Descendo a Escada (2015), de Fabiano de Souza
Elas são bem diferentes. Adri acabou a faculdade de artes, mas vive naquele limbo posterior à formatura, perdida entre a terapia, um bico numa livraria e as conversas com seu único amigo. Mona é uma arquiteta sem neurose, com planos, dinheiro e uma turma cheia de parcerias. Então, na escada de um prédio comercial de Porto Alegre, as duas se conhecem por acaso. Uma paixão, com a cidade de fundo e o vento soprando os dias. Entre a primavera e o inverno, entre o céu azul e o algodão das nuvens, elas redescobrem que a intimidade tem seus encantos. Nove meses, nove escadas e nove estações do amor.
Sobre Amanhã (2014), de Diego de Godoy e Rodrigo Pesavento
Documentário sobre o surgimento da banda DeFalla, uma das mais instigantes do chamado novo rock brasileiro, dos anos 1980, que teve uma trajetória diferente a cada disco. Em 2011, o grupo reuniu-se novamente para um show em comemoração aos 25 anos do primeiro álbum. Com o título de uma das melhores músicas desta safra, o documentário registra esta noite histórica e traz o impacto estético de seu surgimento na cena roqueira
Tormenta (2015), de Lucas Costanzi
Uma trajetória desde a Paris dos anos 50, passando pelo Rio de Janeiro até os anos 70, até o isolamento em uma fazenda no Rio Grande do Sul, tudo visto pelos olhos de Vera Tormenta Goulart, que trabalhou como jornalista e divulgadora de arte em grandes veículos.
Filme Sobre um Bom Fim (2015), de Boca Migotto
O longa retrata o movimento jovem que ocorreu em Porto Alegre nos anos 80. O tradicional bairro Bom Fim foi o epicentro de uma transformação cultural fundamentada no surgimento do rock gaúcho, do cinema urbano, das experimentações na televisão e do teatro de rua, que caminharam lado a lado com outras expressões culturais do período, em cidades como Brasília, Rio, Salvador e São Paulo. O mundo era um antes dos anos 80, então, tudo mudou.
(Fonte: Pauta Assessoria)