A programação, com entrada franca, será composta por mostras, bate-papos com cineastas e cerimônia de encerramento com premiação e exibição dos curtas vencedores. Os filmes concorrem em 17 categorias, entre elas Melhor Curta do Festival, Melhor Ficção, Melhor Documentário, Melhor Diretor, etc. Os vencedores receberão o Troféu Levy – nome dado em homenagem à família que fundou há 61 anos e até hoje administra o Cine Teatro Globo.
O evento é organizado por moradores do município, amantes da sétima arte, e conta com apoio financeiro do poder público, de empresas e instituições locais. Porém, para viabilizar a realização do projeto na íntegra, a organização pretende arrecadar com ação de crowdfunding o valor restante necessário. Quem for parceiro da iniciativa, poderá colaborar através do site Kickante, com valores que variam de R$ 30 a R$ 1.000,00.
Com o slogan Ideias Vertentes, este ano o júri técnico deverá eleger, entre outras categorias, a melhor obra com a Temática Ambiental – Água. O tema se relaciona com a origem do nome da cidade, inicialmente chamada de Pouso dos Três Passos, por estar situada às margens de três nascentes. O evento também quer colocar em evidência a conscientização para o uso racional da água e a preservação de mananciais. Além de incentivar novas ideias, olhares e ações em favor do multiculturalismo, do desenvolvimento sociocultural e sustentável.
(Fonte: Andressa Griffante)