A partir do dia 5 de novembro, o Festival de Cinema Italiano organiza a sua 16ª edição. Seguindo a tendência dos eventos culturais no segundo semestre de 2021, o formato adotado será híbrido, combinando sessões presenciais na cidade de São Paulo com exibições presenciais, através do site do festival. A cerimônia de abertura ocorre no auditório Oscar Niemeyer, no Parque do Ibirapuera.
Para o evento presencial, 16 novos filmes serão exibidos até o dia 12 de novembro. No formato online, a programação se estende até 5 de dezembro, incluindo mais 16 filmes clássicos com a temática “As mais belas trilhas do cinema italiano”, prestigiando o trabalho de Ennio Morricone, Nino Rota, Nicola Piovani e Ritz Ortolani, entre outros compositores, em clássicos de Federico Fellini (Os Palhaços, 1970), Dario Argento (O Pássaro das Plumas de Cristal, 1970) e Sergio Leone (Era uma Vez na América, 1984), por exemplo.
LEIA MAIS
28º Festival de Vitória divulga filmes selecionados. Confira lista!
Mostra de São Paulo 2021 divulga lista de 265 filmes da 45ª edição
Cine Ceará 2021 :: Divulgada a seleção das mostras competitivas
Na Mostra Contemporânea, destacam-se o drama Deixe-me Ir (2020), de Stefano Mordini; a comédia dramática Uma Relação (2021), de Stefano Sardo; o suspense apocalíptico A Terra dos Filhos (2021), de Claudio Cupellini, e o suspense Ar Parado (2021), de Leonardo di Costanzo, com Toni Servillo e Silvio Orlando no elenco. Todas as atividades são gratuitas.
Em comunicado à imprensa, os curadores Erica Bernardini e Nico Rossini explicam os critérios da curadoria: “A nossa escolha se baseia em parte nos filmes que são apresentados em grandes festivais internacionais, e principalmente nos Festivais de Veneza e de Roma, que são um fio condutor da cinematografia italiana. Também procuramos por filmes que nunca chegariam em grandes festivais no Brasil, mas que contenham uma história autêntica, que de alguma forma nos tragam reflexão ou nos façam rir de situações inusitadas”.