20211103 logo festival cinema italiano

Para você que, assim como nós, é admirador do cinema italiano, segura esta dica: o Festival de Cinema Italiano 2022 acontece no Brasil de 04 de novembro a 04 de dezembro de modo híbrido, ou seja, com sessões presenciais e online completamente gratuitas. Iniciativa promovida pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo em colaboração com a Embaixada da Itália e a rede consular italiana no Brasil, ela contará com a exibição de 33 longas-metragens (a maioria deles inédita no circuito brasileiro) e ainda com a retrospectiva Musas do Cinema Italiano (sobre a qual você confere um pouco mais logo abaixo). Neste ano, a versão presencial acontecerá em 49 salas, situadas em cerca de 38 cidades do Brasil. Além disso, os filmes estarão disponíveis no streaming, em todo território nacional, na plataforma que pode ser acessada no site do festival (clicando aqui). Como já é tradição do evento, a produção mais assistida receberá o Prêmio Pirelli de Cinema Italiano. O embaixador Francesco Azzarello falou um pouco sobre o evento:

“O projeto que idealizamos com Graziano Messana, a quem agradeço de coração junto com todos os seus talentosos colaboradores, nasceu com base em um Festival de Cinema de São Paulo já bem sucedido e com grande participação. A ambição deste ano é oferecer o cinema italiano para todo o Brasil. Devo dizer que, graças também ao trabalho da nossa rede consular, tivemos uma primeira excelente resposta do território. Faremos o balanço ao final, mas estou confiante de que ele se tornará gradualmente uma referência anual para todo o país”.

LEIA MAIS
Festival de Brasília revela seleção de filmes e artista homenageado de sua 55ª edição
Festival do Rio 2022 :: Paloma ganha o troféu Redentor. Confira os premiados
32º Cine Ceará :: Encerramento do festival contará com sessão especial e homenagem a Ednardo

Entre os destaques da seleção do Festival de Cinema Italiano 2022 está Nostalgia (2022), longa-metragem de Marco Martone que teve sua première mundial no Festival de Cannes (ele concorreu á Palma de Ouro). Selecionada para a Itália para representá-la no Oscar 2023, a produção é a única entre os 33 filmes selecionados que terá apenas exibições presenciais no evento. A lista completa das obras disponíveis pode ser acessada clicando aqui. Ela conta com exemplares inéditos no Brasil, entre eles alguns que fizeram bonito em festivais internacionais de prestígio. Diretamente Festival de Veneza vêm Seca (2022), de Paolo Virzì, ganhador dos prêmios Francesco Pasinetti 2022, dado pelos Jornalistas Cinematográficos Italianos, e Soundtrack Stars Award de melhor trilha sonora, além da comédia Água e Anis (2022), de Corrado Ceron. Já do festival de Berlim chega Carrossel (2022), de Chiara Bellosi. Mas, o evento também terá uma mostra especial para reverenciar os clássicos e as musas do cinema italiano.

20221109 nostalgia papo de cinema
Cena de “Nostalgia”

RETROSPECTIVA MUSAS DO CINEMA ITALIANO

Como de costume, o Festival de Cinema Italiano tem um espaço privilegiado à celebração de clássicos. Neste ano, o nome desse espaço é Retrospectiva Musas do Cinema Italiano. Ao todo, são 16 longas-metragens protagonizados por estrelas como Anna Magnani, Sophia Loren, Claudia Cardinale, Silvana Mangano, Monica Vitti e Gina Lollobrigida. Entre os filmes incontornáveis selecionados pela curadoria, estão Roma, Cidade Aberta (1945), A Moça com a Valise (1961), O Inocente (1976) e O Conformista (1970). Para acessar a lista completa e ainda assistir aos filmes gratuitamente basta clicar aqui. Curadora do evento, Érica Bernardini fala sobre a importância desse recorte:

“É muito importante destacar o trabalho dessas atrizes e a importância delas para o cinema italiano e do mundo. A seleção do Festival comprova que elas não apenas belas, mas grandes atrizes que se destacam numa grande variedade de papeis”.

20170919 sophia loren
Sophia Loren

A versão presencial do Festival de Cinema Italiano 2022 acontecerá nas seguintes cidades: Campinas (SP), Cuiabá (MT), Mococa (SP), Porto Velho (RO), Porto Velho (RO), Rio Claro (SP), Santos (SP), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Barbacena (MG), Jacutinga (MG), Juiz de Fora (MG), Montes Claros (MG), São João Del Rei (MG), Uberaba (MG),Uberlândia (MG), Búzios (RJ), Niterói (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Teresópolis (RJ), Curitiba (PR), Joinville (SC), Nova Venezia (SC), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), São Luís (MA), Brasília (DF), Anápolis (GO), Belém (PA), Caldas Novas (GO), Goiânia (GO), Itumbiara (GO), Jataí (GO), Manaus (AM), Caxias do Sul (RS), Passo Fundo (RS), Porto Alegre (RS), e Santa Maria (RS).

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *