20231219 ultima vez criancas papo de cinema

O longa-metragem A Última Vez que Fomos Crianças (2023) venceu o Prêmio Pirelli, destaque atribuído à produção mais assistida (entre on-line e presencial) pelo público do 18º Festival de Cinema Italiano. O evento aconteceu de modo híbrido entre os dias 08 de novembro e 09 de dezembro. A trama do grande ganhador se passa durante a Segunda Guerra Mundial, época em quatro crianças cultivam uma amizade profunda em tempos difíceis. Italo é filho de um oficial fascista, Cosimo tem um pai exilado, Vanda é uma órfã crente e Riccardo é membro de uma família judia abastada. Essas crianças tão diferentes permanecem unidas mesmo com o mundo em pedaços e sangrando. Quando uma delas é capturada pelos nazistas, as demais resolvem unir forças, encarar o maior desafio de suas vidas e ir corajosamente ao encontro do perigo.

LEIA MAIS
Festival de Cinema Italiano 2023 :: Evento celebra títulos mais assistidos desta edição
A Estranha Comédia da Vida :: Filme italiano entra na sua segunda semana em cartaz. Saiba onde assistir
Festival de Cinema Italiano 2023 :: Retrospectiva destaca as comédias clássicas da Itália

20231219 ultima vez criancas papo de cinema 2 1
A Última Vez que Fomos Crianças

“Encerramos com imensa satisfação mais uma edição de sucesso do Festival de Cinema Italiano. Apoiar esta iniciativa significa ratificar que o intercâmbio cultural é uma ponte vital para compreensão mútua, especialmente em um mundo interconectado. Este festival não apenas nos envolve e encanta nas maravilhas do cinema, mas também fortalece os laços culturais entre países, pessoas e culturas, promovendo a relevância da diversidade”, disse Cesar Alarcon, CEO e vice-presidente sênior da Pirelli na América Latina.

Fundado pela Câmara do Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, o evento contou com a colaboração e patrocínio da Embaixada da Itália. A Pirelli foi, pelo terceiro ano consecutivo, o patrocinador máster do festival. Ao todo, foram exibidos 16 filmes inéditos no Brasil e outros 16 que integraram a mostra de clássicos, neste ano um recorte das comédias italianas,

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *