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Entre os dias 08 de novembro e 09 de dezembro, o 18º Festival de Cinema Italiano acontece nas cinco regiões brasileiras, totalizando 91 salas espalhadas por mais de 60 cidades. Os 32 filmes selecionados, entre inéditos e participantes da mostra retrospectiva dedicada às comédias italianas, também poderão ser conferidos on-line e gratuitamente no streaming (saiba como assistir às obras numa das notícias relacionadas abaixo). Mas, não é apenas da exibição de filmes que vive o evento. Nesta quinta-feira, 09, aconteceu na cidade de São Paulo o Italian Screens, encontro para convidados (representantes de distribuidoras, produtoras e imprensa) a fim de discutir as oportunidades de incentivos para parcerias entre as indústrias audiovisuais brasileira e italiana. Roberto Stabile, Chefe de Projetos Especiais do DGCA e responsável pelas Relações Internacionais da ANICA (Associação Italiana das Indústrias Cinematográficas) esteve presente para apresentar as oportunidades de filmagens no país europeu, destacando ainda os subsídios para a distribuição de filmes italianos no Brasil em streaming. “Itália e Brasil tem raízes muito profundas, então contar histórias ou filmes entre nós é muito fácil”, disse na ocasião Stabile.

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Stabile enfatizou a contribuição de 50 mil euros para distribuição de filmes italianos nas salas de cinema e outra, que cobre até 15 mil euros, à distribuição nas plataformas digitais, podendo somar até 65 mil reais de incentivo dependendo do acordo de distribuição. E o Festival de Cinema Italiano se transforma num parceiro imprescindível para esse intercâmbio. Erica Bernardini, curadora e diretora cultural do evento, anunciou que seis dos 16 filmes inéditos que estão sendo exibidos nesta edição 2023 do evento, já têm distribuição garantida no Brasil.

“Nós temos um tax credit de 40% das despesas de produção para projetos gravados na Itália. Temos as film comissions em todo o território, que gerenciam os fundos regionais que podem ser cumulados ao do Estado (o do fundo nacional). Temos as belezas do nosso território, que vocês conhecem, e também a competência dos nossos profissionais”, salientou Stabile.

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Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

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