Festival de Cinema Italiano 2023 :: Retrospectiva destaca as comédias clássicas da Itália

Publicado por
Marcelo Müller

A 18ª edição do Festival de Cinema Italiano (que vai até 09 de dezembro) acontece em duas modalidades: presencialmente, em 91 salas espalhadas por mais de 60 cidades em todas as regiões do país e, on-line, no site do evento (que você pode acessar clicando aqui). E, além dos 16 longas-metragens inéditos por aqui, uma senhora amostragem do que de melhor a Itália vem fazendo em termos cinematográficos, o evento proporciona ao público brasileiro a oportunidade de assistir a filmes clássicos. Neste ano, o tema da retrospectiva é Comédia à Italiana, resgate vital de algumas produções que ajudaram a construir essa mítica em torno das comédias realizadas na Itália. Em destaque, filmes dirigidos por grandes mestres, tais como Federico Fellini, Lina Wertmüller, Mario Monicelli, Alberto Lattuada – a lista completa dos longas disponíveis você confere logo no encerramento desta matéria.

A Trapaça

Entre os destaques dos clássicos em cartaz gratuitamente no Festival de Cinema Italiano está Parente é Serpente (1992), a divertidíssima e mordaz comédia que mostra os dilemas e as confusões de uma família pressionada a decidir com quem vão morar seus membros mais velhos. Outro filme imperdível da seleção é Mimi, o Metalúrgico (1972), de Lina Wertmüller, estrelando Giancarlo Giannini como o operário siciliano envolvido em conflitos depois de ser demitido ao ir contra um chefão da máfia na votação que deveria ter sido secreta. Pato com Laranja (1975), dirigido por Luciano Salce, tem Monica Vitti como a vedete do seu elenco e fala das desventuras amorosas de um casal em crise depois de aventuras extraconjugais. Na ocasião de seu lançamento, o filme causou muita controvérsia por conta das cenas de nudez e do teor levemente erótico. Também imperdível é Brancaleone nas Cruzadas (1970), continuação de O Incrível Exército de Brancaleone (1966), estrelando Vittorio Gassman e trazendo novamente o aventureiro Brancaleone e seu exército de trapalhões partindo para outro desafio: a conquista do sepulcro sagrado.

LEIA MAIS
Festival de Cinema Italiano 2023 :: Filmes dirigidos por mulheres se destacam na programação
Festival de Cinema Italiano 2023 :: Encontro discute colaboração cinematográfica entre Brasil e Itália
Festival de Cinema Italiano 2023 :: Inéditos e clássicos da comédia italiana integram a seleção. Confira

Parente é Serpente

:: RETROSPECTIVA DAS COMÉDIAS CLÁSSICAS ::
Amor à Italiana (1966)
A Propriedade Não É Mais um Roubo (1973)
Arturo De Fanti Bancário e Precário (1980)
A Trapaça (1955)
Berlinguer, I Love You (1977)
Brancaleone nas Cruzadas (1970)
Esses Nossos Maridos (1966)
Golpe dos Eternos Desconhecidos (1959)
Mimi, o Metalúrgico (1972)
O Gato (1977)
Parente é Serpente (1992)
Pato com Laranja (1975)
Pobres mas… Belas (1957)
Por um Destino Insólito (1974)
Rugantino, o Conquistador (1973)
Venha Tomar Café Conosco (1970)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.