Festival de Cinema Italiano no Brasil 2024 :: Revelados primeiros filmes, cartaz oficial e manifesto da 19ª edição

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Trazendo o melhor do cinema realizado na Velha Bota ao nosso país, o Festival de Cinema Italiano no Brasil está de volta. E para ir aquecendo os admiradores do audiovisual da Itália, o evento – que acontece de 07 de novembro a 08 de dezembro – revelou primeiros filmes, cartaz oficial e manifesto de 2024. Siga o fio par conferir as primeiras novidades da 19ª edição!

CONFIRA TAMBÉM
Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

Segundo comunicado pelos responsáveis, o Festival de Cinema Italiano no Brasil 2024 irá celebrar a força e a independência da mulher contemporânea. A seguir, fique com o manifesto e a arte oficial.

Nem mãe, nem irmã, nem amante, nem esposa… simplesmente, Mulher! A Mulher de hoje, moderna, dona dos próprios ideais, do seu próprio corpo, do próprio futuro. Resiliente, forte, inteligente. É ela que escreve a própria história, sem pedir permissão.”

Cartaz oficial do Festival de Cinema Italiano no Brasil 2024

Já os primeiros filmes da seleção de 2024 misturam diversos gêneros. De documentários a dramas, o Festival de Cinema Italiano no Brasil promete agradar todos os gostos. Destacam-se na programação projetos como Toquinho: Encontros e Um Violão (2024), dirigido por Erica Bernardini e escolhido pela Embaixada da Itália para celebrar os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil, e a comédia Um Mundo À Parte (2024), de Riccardo Milani, maior bilheteria da Itália em 2024.

LEIA MAIS
Mostra SP 2024 :: Confira filmes selecionados para a 48ª edição
Festival de Biarritz 2024 :: Filmes brasileiros garantem prêmios
Cine Jardim 2024 :: Anunciados os integrantes dos júris

Outro destaque do Festival de Cinema Italiano é Eu, Capitão (2023), que promoverá uma homenagem a Matteo Garrone, o diretor responsável. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2024, o longa – embora não seja inédito nos cinemas brasileiros – foi selecionado por sua “relevância indiscutível”. Confira a relação completa a seguir:

FILMES INÉDITOS

  • A Alma em Paz (L’anima In Pace), 2023 – Direção: Ciro Formisano
  • Caracas (Caracas), 2024 – Direção: Marco D’Amore
  • E se o Meu Pai (E Se Mio Padre), 2024 – Direção: Solange Tonnini
  • Éramos Crianças (Eravamo Bambini), 2024 – Direção: Marco Martani
  • Hey Joe (Hey Joe), 2024  – Direção: Claudio Giovannesi
  • Laf (Palazzina Laf), 2023 – Direção: Michele Riondino
  • Mia (Mia), 2023 – Direção: Ivano De Matteo
  • Nascida Para Você (Nata Per Te), 2023 – Direção: Fabio Mollo
  • O Penitente (The Penitent), 2023 – Direção: Luca Barbareschi
  • Romeu é Julieta (Romeo È Giulietta), 2024  – Direção: Giovanni Veronesi
  • Toquinho: Encontros e Um Violão, 2024 – Direção: Erica Bernardini
  • Um Mundo à Parte (Un Mondo A Parte), 2024 – Direção: Riccardo Milani

HOMENAGEM A MATTEO GARRONE

O Festival de Cinema Italiano no Brasil, vale lembrar, acontece presencialmente em diversas regiões do Brasil  e também via streaming. O evento foi fundado pela Câmara do Comércio Italiana de São Paulo: ITALCAM, e conta com a colaboração e patrocínio da Embaixada da Itália, e tem a Pirelli, pelo quarto ano consecutivo, como patrocinador master do festival.

Cena de Eu, Capitão, filme selecionado para o Festival de Cinema Italiano no Brasil 2024

Gostou do conteúdo sobre o Festival de Cinema Italiano no Brasil? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br