Entre os dias 2 e 8 de setembro de 2021, o Festival Internacional de Cinema LGBTI+ organiza a sua sexta edição, em formato gratuito e online. A iniciativa promovida por missões diplomáticas em Brasília pretende apresentar ao Brasil inteiro novas obras sobre a diversidade de orientação sexual e identidade de gênero, todas elas inéditas nos cinemas do país. Ao todo, foram escolhidos 20 filmes de 16 países diferentes.
A seleção inclui Uma Família Perfeitamente Normal (2020), de Malou Reymann. O drama dinamarquês sobre uma garota acompanhando a transição de gênero de seu pai venceu o Festival de Roterdã. Já Pequena Garota (2020), de Sébastien Lifshitz, segue a história da pequena Sasha, garota de 7 anos de idade que sempre se identificou como menina, apesar do corpo masculino. O filme venceu o prêmio de melhor documentário pelo Sindicado de Críticos de Cinema da França.
LEIA MAIS
Luana Muniz: Filha da Lua :: “É preciso avançar quanto à preservação da memória LGBT”, diz Leonardo Menezes
Opinião: O que três romances históricos entre mulheres nos dizem sobre o cinema LGBTQIA+?
Podcast 2020 #26 :: Cinema trans?
Outros títulos disponíveis são o alemão Cocoon (2020), de Leonie Kippendorf, sobre as paixões de uma garota de 14 anos (destaque acima); o britânico A Casa dos Homens (2009), de Jean-Claude Schlim, que narra a jornada de um adolescente gay que foge de casa, e o documentário austríaco Erik & Erika (2018), de Reinhold Bilgeri, a respeito da atleta Erika Schinegger, cujo sucesso no mundo do esporte foi contestado após descobrirem sua condição de intersexo.
As sessões ocorrem dentro da plataforma do Sesc Digital, onde pode ser encontrada a programação completa. Alguns títulos ganham exibição única, enquanto outros possuem limitação de horas ou número de visualizações, portanto, vale se programar para acompanhar a seleção completa da edição que visa “dar visibilidade e promover a pauta LGBTQIA+ através do cinema”, nas palavras dos curadores.
Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)
- O Dia da Posse - 31 de outubro de 2024
- Trabalhadoras - 15 de agosto de 2024
- Filho de Boi - 1 de agosto de 2024
Deixe um comentário