Em 10 de dezembro, o Brasil vai sediar pela primeira vez uma edição do Festival de Cinema Russo – Russian Film Festival. O evento é organizado pela ROSKINO, especializada em promover o cinema russo contemporâneo em diversos países do mundo – Espanha, México e Austrália também apresentam edições nos dois últimos meses de 2020.
Até o dia 30 de dezembro, serão apresentados oito longas-metragens de diferentes estilos, com legendas em português, e em versão dublada para animações infantis. Os títulos serão divulgados à imprensa nos próximos dias. As exibições ocorrem por meio da Spcine Play, plataforma de streaming gratuita, e responsável pelas principais parcerias com festivais independentes, tanto nacionais quanto internacionais.
LEIA MAIS
Medida Provisória, dirigido por Lázaro Ramos, é selecionado em festival na Rússia
O Chão Sob Meus Pés :: Drama psicológico estreia diretamente em streaming
O Conto das Três Irmãs :: Confira o cartaz brasileiro e o trailer legendado do filme turco (Exclusivo)
“A programação do Festival, que exibe desde animação e suspense até filmes autorais, é adaptada para atender aos interesses de um grande público de diferentes idades e com várias preferências em gêneros cinematográficos”, explica à imprensa a CEO da Roskino, Evgenia Markova. “No futuro, planejamos implementar um formato híbrido do Festival de Cinema Russo, combinando eventos online e offline”.
Em 2019, o circuito exibidor brasileiro recebeu sete longas-metragens russos, cujos resultados de bilheteria colocaram o Brasil entre os dez maiores mercados estrangeiros para o cinema russo. Séries como To the Lake (2019), da Netflix, têm contribuído a popularizar a produção local mundo afora, de acordo com os organizadores.