Nesta quinta-feira, dia 20 de agosto, começa a 31ª edição do Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, organizado pela Associação Cultural Kinoforum, sob direção de Zita Carvalhosa. O evento se adaptou às restrições impostas pela pandemia de coronavírus, transferindo todo o conteúdo para uma plataforma própria com acesso gratuito.
Embora a edição 2020 seja um pouco mais enxuta do que as anteriores, ela ainda traz 212 filmes do mundo inteiro, selecionados entre mais de 3 mil inscritos. Os curtas-metragens estão divididos em seções como a Mostra Internacional, Mostra Latino-americana, Programas Brasileiros, Mostra Infantojuvenil etc. Além das exibições de filmes, o evento promove lives, atividades formativas e a projeção de curtas sobre as paredes de prédios da Vila Buarque (em iniciativa batizada de A Cidade É uma Tela).
LEIA MAIS
Mostra de São Paulo 2020 confirma datas e homenagem de edição online
Festival de Gramado 2020 divulga longas-metragens em competição
FIM 2020 :: Festival Internacional de Mulheres abre inscrições para edição online
Entre os destaques da 31ª edição, encontram-se o norueguês O Amante de Manila, selecionado na Semana da Crítica do Festival de Cannes, o alemão Nimic, estrelado por Matt Dillon e dirigido por Yorgos Lanthimos (de A Favorita, 2018), além dos brasileiros Vitória, de Ricardo Alves Jr., selecionado no Festival de Roterdã; Carne, de Camila Kater, premiado no Festival de Locarno, e Perifericu, dirigido pelo quarteto Nayara Mendl, Vita Pereira, Rosa Caldeira e Stheffany Fernanda, e vencedor do prêmio do público no último Mix Brasil.
Em comunicado à imprensa, os organizadores ressaltaram a importância do festival em tempos de pandemia: “O distanciamento social nos obrigou a repensar nossos modos de agir, e também nos fez refletir sobre nossos valores e prioridades. A pandemia explicitou a falta de políticas consistentes de saúde e educação que há tanto tempo são demandadas pela população, mas também deixou clara a importância vital que a cultura ocupa na sociedade – e o desmonte proposital que vem sofrendo, governo após governo”.
Todas as informações sobre filmes e atividades paralelas estão disponíveis no site do Kinofórum.