Festival de Gramado 2020 adota edição online

Publicado por
Bruno Carmelo

Um dos maiores e mais tradicionais festivais de cinema do país também abraçou o formato online em tempos de pandemia. A 48ª edição do Festival de Cinema de Gramado ocorrerá em parceria com o Canal Brasil, que exibirá os longas-metragens brasileiros e estrangeiros, além dos curtas-metragens brasileiros em competição oficial. Cada título permanecerá na plataforma Canal Brasil Play durante 24h após a estreia.

Ao invés de optarem por um novo adiamento das datas, ou pelo cancelamento da edição, os realizadores estimaram que o formato virtual traria algumas vantagens: “Mais do que nunca, é hora de honrarmos a nossa tradição e mantermos a cooperação e parceria com realizadores. Além disso, o modelo é totalmente inovador, inédito no país. É mais um desafio para Gramado. Nosso compromisso é inovar e evoluir”, estima Diego Scariot, da Gramadotur, um dos organizadores do evento.

LEIA MAIS
Festival de Gramado 2020 é adiado
Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo do CCBB ganha edição online
3º Curta Caicó anuncia edição online em agosto

 

 

A edição 2020 trará um novo comitê curatorial: ao lado de Marcos Santuário, o apresentador e cineasta Pedro Bial (Outras Histórias, 1999, Jorge Mautner: O Filho do Holocausto, 2012) e a atriz Soledad Villamil (O Segredo dos Seus Olhos, 2009, Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos, 2018) participarão da escolha dos títulos que disputarão os Kikitos do ano.

A cerimônia de entrega de prêmios ainda ocorrerá de maneira presencial, no Palácio dos Festivais de Gramado, em formato adaptado às restrições sanitárias. “Sabemos que vamos retomar nosso formato presencial, com público na cidade, mas por agora, levar uma programação tão valiosa para um número sem limite de pessoas tem nos empolgado muito. Vamos realizar e mais uma vez fazer história na trajetória do evento que já enfrentou com sucesso tantas outras crises”, defendeu a organizadora Iara Sartori.

Os longas-metragens gaúchos podem se inscrever para disputarem uma vaga na mostra competitiva a partir desta sexta-fera, 17 de julho.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)