20200717 festival de gramado 2020 papo de cinema 800

Quem frequenta o Festival de Gramado sabe que a mostra dedicada aos filmes gaúchos, carinhosamente chamada de Gauchão (alusão ao apelido do campeonato riograndense de futebol), é um de seus charmes. E nesta terça-feira, 24, os organizadores divulgaram a lista com os longas-metragens selecionados para a edição 2020 do evento que acontecerá entre os dias 18 e 26 de setembro. Desta vez, em virtude dos protocolos de distanciamento social decorrentes da pandemia do Covid-19, a programação será exibida via TV e streaming. O curador da mostra Leonardo Bomfim, falou sobre a seleção. “Procurei avaliar o que seria mais interessante exibir neste momento que vivemos. Há filmes que já foram realizados após o início da pandemia, refletindo sobre como produzir neste contexto. Ao mesmo tempo, há filmes produzidos num contexto de possibilidade de viagens e encontros. Acredito que este contraste será muito interessante”.

LEIA MAIS
Festival de Gramado 2020 divulga longas-metragens em competição
Festival de Gramado 2020 :: Anunciados os curtas brasileiros e artistas homenageados
Festival de Gramado 2020 :: Anunciados os curtas-metragens da Mostra Gaúcha

Desde 2019 a Mostra de Longas Gaúchos passou a ser também competitiva. Além do cobiçado Kikito, o vencedor vai levar um prêmio em dinheiro de R$ 5 mil. Sem mais delongas, confira abaixo os títulos gaudérios de longa-metragem do Festival de Gramado 2020:

 

Contos do Amanhã, de Pedro de Lima Marques
Deborah! O Ato da Casa, de Luiz Alberto Cassol
Portuñol, de Thais Fernandes
Ten-Love, de Bruno de Oliveira
Trapaça, de Luke Schatzmann

20200825 trapaca papo de cinema
Cena de “Trapaça”
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *