A 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado terá um curador a menos este ano. Os organizadores anunciaram pelo Instagram a saída de Pedro Bial, por motivos não esclarecidos. O texto limita-se a agradecer “ao jornalista e apresentador pelos trabalhos prestados” e desejar “boa sorte em seus novos projetos”. Bial havia integrado a curadoria em 2019.
Deste modo, a seleção de filmes segue a cargo do crítico de cinema e professor universitário Marcos Santuário, junto à cantora e atriz argentina Soledad Villamil. A próxima edição ocorre entre os dias 13 e 21 de agosto de 2021, adotando um formato híbrido que prevê sessões exclusivas via Canal Brasil em paralelo a debates e workshops em plataformas virtuais.
LEIA MAIS
49º Festival de Gramado :: Abertas as inscrições para curtas e longas-metragens
Festival de Gramado 2020 :: King Kong en Asunción é o grande vencedor
Cobertura :: 48º Festival de Cinema de Gramado (2020)
As inscrições estão abertas até o dia 18 de abril. Cineastas brasileiros e latino-americanos podem enviar seus filmes a uma das mostras competitivas: Longa-Metragem Brasileiro (LMB), Longa-Metragem Estrangeiro (LME) e Curta-Metragem Brasileiro (CMB). São aceitos longas-metragens com mais de 70 minutos ou curtas-metragens com até 20 minutos, concluídos a partir de 1 de maio de 2019.
Excepcionalmente, projetos não selecionados em 2020 podem concorrer novamente este ano. Para os curtas-metragens brasileiros, exige-se ineditismo regional (a obra não pode ter sido exibida no Rio Grande do Sul), enquanto para os longas brasileiros e estrangeiros, exige-se ineditismo nacional, com proibição de sessões públicas ou comerciais. Você descobre o regulamento completo no site do Festival de Gramado.