20210506 festival de gramado 2020 papo de cinema 800

Apesar da pandemia de Covid-19, existem muitos filmes prontos buscando uma janela de exibição em festivais brasileiros. Esta é a constatação do Festival de Gramado 2021, que anunciou o número de 760 títulos inscritos nesta primeira fase de seleção, incluindo 133 longas-metragens brasileiros, 582 curtas-metragens brasileiros e 45 longas-metragens estrangeiros. A 49ª edição ocorre entre 13 e 21 de agosto de 2021.

De acordo com os organizadores, há inscrições de 23 Estados brasileiros, além do Distrito Federal, com a predominância de produções de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná e Minas Gerais. Para esta segunda edição consecutiva em formato híbrido (com exibições na Internet, além de outras na televisão, via Canal Brasil), o evento registrou um aumento de 14% no número de inscrições em relação ao ano anterior.

LEIA MAIS
Festival de Gramado 2021 :: Pedro Bial deixa a equipe de curadores
49º Festival de Gramado :: Abertas as inscrições para curtas e longas-metragens
Festival de Gramado 2020 :: King Kong en Asunción é o grande vencedor

 

20200918 king kong en asuncion papo de cinema banner
King Kong en Asunción

 

A próxima fase de seleção diz respeito às produções gaúchas. Já estão abertas as inscrições para longas e curtas-metragens produzidos no Rio Grande do Sul, até o dia 25 de maio. Os filmes escolhidos concorrerão ao Prêmio Assembleia Legislativa, além do prêmio inédito de Melhor Filme de Longa-Metragem Gaúcho do Júri Popular.

Na edição 2020, o Festival de Gramado consagrou o belo King Kong en Asunción (2020), de Camilo Cavalcante, dentro de uma forte programação que incluía Um Animal Amarelo (2020), de Felipe Bragança, e Aos Pedaços (2020), de Ruy Guerra. Entre os longas-metragens estrangeiros, o vencedor foi La Frontera (2019), de David David, enquanto Portuñol (2019), de Thaís Fernandes, levou o troféu de melhor longa-metragem gaúcho.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *