Festival de Gramado 2023 :: Filho de Léa Garcia recebe homenagem pela mãe

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Uma triste coincidência acabou marcando o 51° Festival de Cinema de Gramado (2023). Como noticiado pelo Papo na manhã de ontem, terça-feira, 15, a atriz Léa Garcia se despediu dos palcos da vida com um festival de cinema em andamento, vítima de um infarto agudo do miocárdio. Na noite do mesmo dia, ela estava confirmada no palco do Palácio dos Festivais (Av. Borges de Medeiros, 2697 – Centro) como homenageada do Troféu Oscarito, ao lado de Laura Cardoso. Entretanto, atendendo a um pedido do filho, Marcelo Garcia, que acompanhava Léa na cidade e nas programações do evento desde o último sábado, a cerimônia foi mantida para a data e Marcelo recebeu emocionado o troféu pela carreira da mãe. Com a honraria em mãos, Garcia disse que Léamorreu no glamour” e lembrou que, e alguma forma, “ela está aqui”. “Fiz questão de vir receber essa homenagem por ela. Se estivesse neste palco ela diria uma coisa: ‘não desistam!’”, finalizou ele em um momento de emoção coletiva. Laura, que dividiria a noite com Léa, será homenageada na sexta-feira, 18.

Foto: Cleiton Thiele.

Após a homenagem, as mostras competitivas nacionais chegaram no seu quarto dia de programação. O primeiro projeto exibido na telona de Gramado foi o curta Ela Mora Logo Ali, de Fabiano Barros e Rafael Rogante, vindos de Rondônia. Filme sobre alfabetização entre adultos, havia sido exibido na 9ª Mostra de Cinema de Gostoso (2022). Na sequência, o longa O Barulho da Noite, de Eva Pereira, que conta o drama de uma mulher que acaba se envolvendo com o sobrinho do próprio marido, fez Emanuelle Araujo desfilar pelo tapete vermelho. Por fim, o curta capixaba Remendo, de Roger Ghil, e o longa documentário Da Porta pra Fora, de Thiago Foresti, finalizaram a noite.

Foto: Edison Vara.

Não esqueça! O Papo de Cinema está presente no Festival de Gramado 2023, então fique ligado aqui – e em nossas redes sociais – para conferir entrevistas exclusivas, notícias e críticas.

LEIA MAIS
Festival de Gramado 2023 :: Série inédita é destaque no palco do Palácio dos Festivais
Festival de Gramado 2023 :: Concha de Água Doce vence a Mostra Gaúcha. Confira premiados!
Festival de Gramado 2023 :: Pluralidade de discursos sociais marca noite de abertura

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br