Festival de Gramado 2024 :: Motel Destino será o filme de abertura da 52ª edição

Publicado por
Marcelo Müller

Depois de debutar na principal mostra competitiva do Festival de Cannes deste ano, Motel Destino (2024), o mais recente filme do cineasta Karim Aïnouz, já tem um palco privilegiado para fazer a sua première brasileira: o Festival de Gramado. O longa-metragem será exibido em sessão única na noite de abertura do evento gaúcho, no dia 09 de agosto, em caráter fora de competição. A estreia da produção em circuito comercial está marcada para 22 de agosto. “É uma grande alegria apresentar Motel Destino em Gramado. Depois de tantos anos longe do Brasil, ainda mais tempo longe do Ceará, colocar esse filme no mundo é, para mim, uma felicidade imensa. Os últimos anos foram muito difíceis, nos quais sobrevivemos a uma pandemia e a um governo fascista. Motel Destino é uma ode ao desejo como motor da vida”, celebra o diretor.

Karim dirigindo “Motel Destino”. Foto/divulgação

LEIA MAIS
Motel Destino :: Karim Aïnouz comenta retorno ao Festival de Cannes com seu mais novo filme
– Festival de Gramado 2024 :: Homenageados, exibições na TV e outras novidades da 52ª edição do evento gaúcho
Senna :: Nicolas Cruz fala sobre seu trabalho na aguardada série (Exclusivo)

O Festival de Gramado 2024, a 52ª edição deste tradicional acontecimento cinematográfico, ocorrerá entre 09 e 17 de agosto na charmosa cidade da serra gaúcha que está entre os principais destinos turísticos do Brasil. Segundo o material de divulgação, Motel Destino é o “retrato íntimo de um jovem cujo futuro foi roubado por uma elite tóxica e opressora, contra a qual a rebelião e a violência são muitas vezes a única saída possível”. A trama é centrada no amor entre um jovem periférico em constante choque com um sistema que deseja o aniquilar e uma mulher que resiste aos grilhões do patriarcado que também atentam constantemente contra a sua vida. Iago Xavier e Nataly Rocha viverão esses personagens, enquanto Fábio Assunção vive um ex-policial que atualmente administra um motel de beira de estrada.

Um pouco antes de embarcar à França a fim de representar o Brasil na disputa pela Palma de Ouro em Cannes, Karim Aïnouz conversou com o Papo de Cinema sobre a expectativa do retorno ao evento que o havia consagrado em anos anteriores. Confira um trecho:

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.