Festival de Gramado 2024 :: Talentos gaúchos serão reconhecidos com Troféu Leonardo Machado e Prêmios Iecine

Publicado por
Marcelo Müller

O Festival de Gramado 2024 terá um momento muito especial para festejar alguns talentos cinematográficos gaúchos. A Secretaria da Cultura do RS (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), anunciou recentemente que vai oferecer durante o evento, que acontece entre os dias 09 e 17 de agosto, o Troféu Leonardo Machado e os Prêmios Iecine, este nas categorias Legado, Inovação e Destaque. A entrega das homenagens acontecerá durante a premiação dos longas-metragens da Mostra Gaúcha do festival. Além do troféu, os agraciados terão direito a valores em dinheiro. O Troféu Leonardo Machado corresponde ao valor de 15 mil reais, enquanto os Prêmios Iecine (Legado, Inovação e Destaque) correspondem a 30 mil reais, divididos igualmente entre os profissionais destacados.

LEIA MAIS
Mais Pesado é o Céu :: Elenco fala sobre o drama premiado no Festival de Gramado
Festival de Gramado 2024 :: Evento gaúcho anuncia novos filmes
Festival de Gramado 2024 :: Anunciados os filmes da 52ª edição

Nelson Diniz

OS ESCOLHIDOS

Neste ano, o Troféu Leonardo Machado será entregue ao ator porto-alegrense Nelson Diniz. Depois de uma bem-sucedida carreira no teatro do Rio Grande do Sul, o artista estreou no cinema com o longa-metragem Anahy de las Misiones (1997) e ao longo da carreira fez outros filmes como Netto e o Domador de Cavalos (2008), Em Teu Nome (2009) e A Oeste do Fim do Mundo (2013). Também trabalhou em produções televisivas como A Casa das Sete Mulheres (2003). Os Prêmios Iecine irão para: a produtora Aletéia Selonk (categoria Inovação); Alexandre Mattos, fundador da Moviola Filmes e membro do coletivo gaúcho Macumba Lab, (categoria Destaque); e o diretor, produtor e animador José Maia (categoria Legado).

Aletéia, Alexandre e José, os homenageados do Iecine

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook | YouTube | X | Letterboxd

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)