Festival de Havana 2020 :: 53 filmes brasileiros são selecionados, veja a lista

Publicado por
Bruno Carmelo

Vai pra Cuba! E nós vamos mesmo. O 42º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana, um dos mais tradicionais eventos destinados à produção local, selecionou cinquenta e três filmes brasileiros para a sua edição 2020, distribuídos entre curtas, médias e longas-metragens, tanto de ficção quanto animações e documentários.

Excepcionalmente, o festival ocorre em duas etapas, adequando-se às demandas sanitárias relacionadas à Covid-19: uma primeira parte será exibida entre 3 e 13 de dezembro, e a segunda parte, entre 11 e 21 de março de 2021.

LEIA MAIS
Festival Mix Brasil 2020 :: Valentina, drama sobre jovem trans, é o grande vencedor
Festival Varilux 2020 :: 18 filmes franceses chegam aos cinemas nesta quinta-feira
1º Festival de Cinema Russo divulga filmes selecionados

 

 

Os títulos que representam o Brasil vão desde dramas já exibidos nos nossos cinemas (Fim de Festa, 2020, de Hilton Lacerda) até produções inéditas (Medida Provisória, 2020, de Lázaro Ramos, e Mirador, 2020, de Bruno Costa), passando por novos curtas-metragens estreando na sessão La Hora del Corto.

Confira a lista de filmes brasileiros representados:

 

Competição Oficial – Longas-metragens de Ficção
Meu Nome É Bagdá, de Caru Alves de Souza
Pacificado, de Paxton Winters
Ana. Sem Título, de Lúcia Murat
Todos os Mortos, de Caetano Gotardo e Marco Dutra
Breve Miragem de Sol, de Eryk Rocha

 

Competição Oficial – Curtas e médias-metragens de Ficção
A Barca, de Nilton Resende
Menarca, de Lillah Halla

 

Competição Oficial – Longas-metragens Documentários
Antena da Raça, de Paloma Rocha e Luís Abramo
Fé e Fúria, de Marcos Pimentel
Narciso em Férias, de Renato Terra e Ricardo Calil
Por Onde Anda Makunaíma?, de Rodrigo Séllos
Vil, Má, de Gustavo Vinagre
Era uma Vez na Venezuela, de Anabel Rodríguez

 

Competição Oficial – Animações
Magnética, de Marcos Arruda
O Homem das Gavetas, de Duda Rodrigues
Rasga Mortalha, de Thiago Martins Melo

 

Mostra Obras-Primas
A Morte Habita a Noite, de Eduardo Morotó de Oliveira
Casa de Antiguidades, de João Paulo Miranda
Irmã, de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes
Mirador, de Bruno Costa
Rodantes, de Leandro Lara
Cidade Pássaro, de Matias Mariani
Los Conductos, de Camilo Restrepo
Chico Ventana Também Queria Ter um Submarino, de Alex Piperno

 

Mostra Cartazes
Algoritmo, de William Jungmann
Amanhã, de Bruno Autran
O Reflexo do Lago, de Renata Mello Segtowick
Aurora, de Ricardo Carvalho
Beco, de David Afonso
You Tubers, de Thialo Lacaz
Los Niños Lobo, de Pedro Matallo

 

Panorama Latino-Americano
Um Crime Comum, de Francisco Márquez
Pureza, de Renato Barbieri
A Cisterna, de Cristiano Vieira
Fim de Festa, de Hilton Lacerda
Medida Provisória, de Lázaro Ramos
Aos Nossos Filhos, de Maria de Medeiros

 

Mostra A Hora do Curta
Meninos Rimam, de Lucas Nunes
Amanhã, de Aline Flores e Alexandre Cristófaro

 

Mostra Em Sociedade
Alvorada, de Anna Muylaert e Lô Politi
De Olhos Abertos, de Charlotte Dafol
Dentro da Minha Pele, de Val Gomes
The Coup d’État Factory, de Victor Fraga e Valnei Nunes

 

Mostra Povos e Culturas Originários
O Índio Cor de Rosa Contra a Fera Invisível: A Peleja de Noel Nutels, de Tiago Carvalho
Nheengatu, de José Barahona

 

Mostra As Cores da Diversidade
Para Onde Voam as Feiticeiras, de Eliane Caffé, Roberto Amaral e Carla Caffé
Desconexo, de Lui Avallos
Perifericu, de Nay Mandl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira

 

Mostra Cultura
Dorivando Saravá, o Preto que Virou Mar, de Henrique Gilberto Mendes Dantas

 

Mostra Cinemateca Latino-Americana
Walter Tournier, de Sávio Leite

 

Mostra Vanguarda
A Cor Branca, de Afonso Nunes
Vaga Carne, de Ricardo Alves Júnior e Grace Passô

 

Mostra Êxodos
Nós, de Letícia Simões

 

Mostra Para Todas as Idades
Boys in the Woods, de Fabiano Leandro Pandolfi

 

Apresentação Especial
O Amor Dentro da Câmera, de Jamille Fortunato e Lara Beck Belov

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)