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Enquanto a maioria dos festivais internacionais tem se concentrado nas estratégias para driblar o distanciamento social e viabilizar suas edições 2020, o Festival de Locarno, cuja edição presencial foi anulada, adotou um caminho diferente. O evento decidiu contribuir com os projetos que tiveram a produção interrompida devido à pandemia de coronavírus.

Assim, nasceu a mostra competitiva inédita The Films After Tomorrow, ou “Os filmes depois de amanhã”, em tradução literal. 545 projetos de 101 países diferentes, todos prejudicados pela crise sanitária, inscreveram-se no edital, e 10 filmes suíços foram selecionados, além de 10 internacionais. O Brasil marca presença com dois filmes: Cidade;Campo, dirigido por Juliana Rojas (que já tinha exibido seu filme anterior, As Boas Maneiras, 2017, no festival), e Selvajaria, coprodução entre Portugal, Brasil, França, China e Grécia, com direção de Miguel Gomes.

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Banner do Festival de Locarno

 

Os projetos brasileiros concorrem com pesos pesados do cinema internacional, incluindo os novos projetos de Lucrecia Martel (Chocobar), Lav Diaz (When the Waves Are Gone), Lisandro Alonso (Eureka) e Wang Bing (I Come From Ikotun). Todos os diretores selecionados criarão um painel no site específico da The Films After Tomorrow, incluindo fotos, sinopse e eventuais teasers. Eles participam de debates com o público e também organizam uma retrospectiva das edições passadas, escolhendo um filme para cada artista selecionado.

Os filmes internacionais concorrem ao prêmio Campari, no valor de 50.000 francos suíços (o equivalente a R$ 285 mil), e ao prêmio Swatch de filme mais inovador, no valor de 30.000 francos suíços (R$ 171 mil). Em paralelo, o júri jovem atribui ao melhor filme internacional o valor de 3.000 francos suíços (R$ 17 mil). A edição excepcional do Festival de Locarno ocorre entre os dias 5 e 15 de agosto de 2020.

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Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
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