20210701 a maquina infernal papo de cinema 800

Na manhã desta quinta-feira, 1 de julho, o Festival de Locarno anunciou os filmes selecionados para a sua edição 2021, que ocorre de modo presencial entre os dias 4 e 14 de agosto. O Brasil conta com dois títulos na seleção Pardi di Domani, reservadas aos curtas e médias-metragens de “experimentação expressiva e poética inovação formal”, nas palavras dos curadores.

Francis Vogner dos Reis, crítico, pesquisador e curador da Mostra de Tiradentes, apresenta A Máquina Infernal (2021). Descrito como “uma fábula sobre o apocalipse da classe operária”, o filme de 30 minutos traz Renan Rovida, Carolina Castanho e Glauber Amaral nos papéis principais. A montagem fica por conta de Cristina Amaral, uma das maiores montadoras brasileiras.

LEIA MAIS
Festival de Roterdã 2021 :: Brasil tem cinco filmes selecionados na segunda etapa
Festival de Cannes 2021 :: Mais três filmes brasileiros são selecionados
Festival de Locarno 2020 :: Doc de Lucrecia Martel e versão de Os Sertões são premiados

 

20210701 fantasma neon papo de cinema 750
Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli

 

Já Leonardo Martinelli, autor de Copacabana Madureira (2019) e O Prazer de Matar Insetos (2020), apresenta pela primeira vez Fantasma Neon (2021). A sinopse oficial ainda não foi divulgada, mas o filme envolve dois entregadores de comida por aplicativo, interpretados por Silvero Pereira e Dennis Pinheiro, em sequências contendo números musicais.

O Concorzo Internazionale, principal mostra competitiva de Locarno dedicada aos longas-metragens, apresenta os novos filmes de Bertrand Mandico (After Blue, 2021), Abel Ferrara (Zeros and Ones, 2021, com Ethan Hawke) e Axelle Roppert (Petite Solange, 2021). Enquanto isso, o Concorzo Cineasti del Presente, que valoriza novos autores, apresenta obras de diretores da Grécia, Gana, Índia, Filipinas e República Tcheca, entre outros.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *