Festival de Locarno 2023 :: Curta brasileiro ganha Leopardo de Prata. Confira a lista dos premiados

Publicado por
Marcelo Müller

Entre os vencedores do Festival de Locarno 2023, evento que foi finalizado no último domingo, 13, tivemos filme brasileiro. Du Bist So Wunderbar (Paraíso Europeu), co-produção Brasil/Alemanha, foi agraciado com o Leopardo de Prata na competição internacional de curtas-metragens. “Nosso filme enfatiza o poder das narrativas queer, que sempre desafiaram o sistema, questionaram normas sociais e ofereceram perspectivas frescas com uma estética crua e underground que desafia os padrões estabelecidos”, declararam os diretores Leandro Goddinho e Paulo Menezes, atualmente residentes no território germânico, logo depois de receberem a notícia e o troféu. De acordo com Eddie Bertozzi, um dos programadores do evento, “a obra dos cineastas brasileiros é explosiva, um tour de force tragicômico que segue um jovem imigrante na Berlim atual que, no auge da crise habitacional, luta para existir entre desigualdades sociais e estereótipos culturais”. O curta-metragem mostra as dificuldades de um imigrante gay sem passaporte europeu diante dos desafios impostos pela crise habitacional numa grande cidade.

Paraíso Europeu

LEIA MAIS
Clonaran Tyrone! :: Cineasta revela que teve ajuda de colega vencedor do Oscar
TCA Awards 2023 :: Succession é o grande vencedor da premiação. Confira a lista completa
Bo Goldman, roteirista vencedor do Oscar, morre aos 90 anos

E teve mais Brasil ganhando prêmio em Locarno. O longa-metragem Mulher de Verdade (1954), de Alberto Cavalcanti, venceu o 1º Concurso de Restauração Heritage Online. A comédia estrelada por Inesita Barroso, Colé Santana e Adoniran Barbosa passará por um processo de restauração pela empresa Cinegrell, com sedes em Zurique (Suíça) e em Berlim (Alemanha). O filme restaurado também ganhará uma estreia na mostra Histoire(s) du Cinéma: Heritage Online, na edição do Festival de Locarno de 2024. Sem mais delongas, confira os principais vencedores.

Mulher de Verdade

MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL
Leopardo de Ouro
Mantagheye Bohrani (Critical Zone)
Prêmio Especial do Júri
Nu Aștepta Prea Mult de la Sfârșitul Lumii (Do Not Expect Too Much from the End of the World)
Melhor Direção
Maryna Vroda, por Stepne
Melhor Performances
Renée Soutendijk, por Sweet Dreams
Dimitra Vlagopoulou, por Animal
Menção Especial
Nuit Obscure – Au Revoir Ici, N’importe Où

MOSTRA CINEASTAS INICIANTES
Leopardo de Ouro
Hao Jiu Bu Jian (Dreaming & Dying)
Prêmio Especial do Júri
Camping Du Lac
Melhor Direção
Katharina Huber, por Ein schöner Ort
Melhor Performances
Katharina Huber, por Ein schöner Ort
Isold Halldórudóttir & Stavros Zafeiris, por Touched
Menção Especial
Excursion & Negu hurbilak

MOSTRA DE CURTAS-METRAGENS
Leopardo de Ouro
Hao Jiu Bu Jian (Dreaming & Dying)
Leopardo de Prata
Du Bist So Wunderbar (Paraíso Europeu)
Melhor Direção
Eric K. Boulianne, por Faire Un Enfant
Menção Especial
The Lovers

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.