O Festival de Roterdã anunciou a lista completa de filmes selecionados para a edição 2021. Assim como Berlim, o evento holandês dividiu a programação em duas etapas: uma primeira parte virtual, voltada à indústria (entre os dias 1 e 7 de fevereiro de 2021), e uma segunda parte presencial, quando os filmes serão exibidos ao público (entre os dias 2 e 6 de junho de 2021).
O Brasil tem duas produções selecionadas. Dentro da Mostra Competitiva, a Tiger Competition, será exibido Madalena (2021), primeiro longa-metragem de Madiano Marcheti. Na trama, a descoberta do cadáver de uma mulher transexual serve como elo entre três pessoas que não se conheciam – interpretadas por Natália Mazarim, Pamella Yule e Rafael de Bona.
LEIA MAIS
Festival de Brasília 2020 :: Por Onde Anda Makunaíma? é o grande vencedor
Festival de Berlim 2021 confirma edição em duas partes incluindo exibições online
Festival de Sundance 2021 seleciona os brasileiros A Nuvem Rosa e Inabitável
A produção foi filmada no Mato Grosso do Sul e aborda os temas “do meio ambiente e dos direitos humanos”, segundo o cineasta. O próprio Festival de Roterdã descreve o drama como “uma estreia engenhosa, repleta de ambições visuais”.
Na Big Screen Competition, dedicada a filmes “entre o cinema de arte e o cinema popular”, o Brasil está representado por Carro Rei (2021). A diretora Renata Pinheiro (de Amor, Plástico e Barulho, 2013, e Açúcar, 2017), traz a história de Uno (Luciano Pedro Jr.), jovem batizado em referência ao carro dentro do qual nasceu, a caminho do hospital.
Uno e o carro, dois amigos inseparáveis, tomam rumos distintos quando o primeiro se converte num ativista ambiental, já o segundo, sob os cuidados de um mecânico excêntrico (Matheus Nachtergaele), passa a ter ideias totalitárias. “Combinando aço, o ronco dos motores, sexo e desejo, Carro Rei expande o tema de clássicos como Christine: O Carro Assassino e Crash: Estranhos Prazeres“, afirmam os curadores de Roterdã.
“Existe igualmente uma camada política inconfundível, comentando o populismo do presidente brasileiro, Bolsonaro, e as mudanças climáticas. Tudo isso num estilo retrofuturista”, completam. O comunicado ainda cita a presença dos “zumbis do capitalismo” na história. As duas obras têm distribuição garantida nos cinemas brasileiros: Madalena chega pela Vitrine Filmes, enquanto Carro Rei será distribuído pela Boulevard Filmes.