Festival de Sundance 2022 :: Dois filmes brasileiros são premiados

Publicado por
Bruno Carmelo

No último fim de semana, o Festival de Sundance chegou ao fim com o anúncio dos vencedores em cerimônia online. O evento deveria acontecer de modo híbrido, mas com o aumento de casos de Covid-19 em Park City, Utah, todas as atividades aconteceram em ambiente virtual. No total, 84 longas-metragens e 59 curtas-metragens foram exibidos à imprensa do mundo inteiro.
O prêmio máximo na categoria de ficções norte-americanas foi entregue ao drama Nanny, de Nikyatu Jusu. O filme acompanha a babá senegalesa de uma família privilegiada em Nova York. Enquanto aguarda a chegada do filho aos Estados Unidos, a imigrante se confronta a forças sobrenaturais. Entre os documentários norte-americanos, vitória de The Exiles, dirigido por Ben Klein e Violet Columbus. Os cineastas acompanham três chineses obrigados a se exilar após sobreviverem ao massacre da Praça da Paz Celestial em 1989.
LEIA MAIS
Festival de Berlim 2022 :: O brasileiro Karim Aïnouz compõe o júri oficial
Festival de Berlim 2022 :: Claire Denis, Hong Sang-soo e Paolo Taviani disputam o Urso de Ouro, veja lista completa
Festival de Sundance 2022 cancela atividades presenciais e será online

The Territory

O Brasil teve duas obras premiadas na edição 2022. The Territory, uma coprodução entre Brasil, Dimamarca e Estados Unidos, acompanha a resistência de uma comunidade indígena diante do avanço de fazendeiros que buscam ocupar as suas terras durante o governo Jair Bolsonaro. O documentário dirigido por Alex Pritz venceu o prêmio especial do júri de documentários, além do prêmio do público na mesma categoria.
Em paralelo, o curta-metragem Uma Paciência Selvagem me Trouxe Até Aqui recebey um prêmio especial pelo trabalho do elenco. Zélia Duncan, Bruna Linzmeyer, Clarissa Ribeiro, Lorre Motta e Camila Rocha integram o filme dirigido por Érica Sarmet, sobre uma mulher lésbica encontrando quatro jovens numa festa queer. Juntas, comparam as vivências LGBTQIA+ entre diferentes gerações.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)