20231221 malu papo de cinema

Marcado para acontecer entre 18 e 28 de janeiro nos Estados Unidos, o Festival de Sundance anunciou recentemente a sua seleção a partir dos mais de 17 mil filmes inscritos nesse que é um dos principais eventos do cinema independente do mundo. E tem brasileiro na Mostra Competitiva Internacional de Ficção: Malu (2024), de Pedro Freire. “Trata-se de um drama familiar, um filme intimista, centrado no roteiro e na atuação. É uma adaptação da história da minha mãe, a atriz paulista Malu Rocha (1947-2013). Venho de uma família de atores e desde cedo decidi que queria escrever para atores e dirigir atores. Escolhi o cinema para exercer essa paixão. Depois de 25 anos trabalhando para diversos diretores, e tendo dirigido oito curtas que passaram por diversos festivais, é uma alegria imensa estrear meu primeiro longa-metragem como diretor no festival de Sundance, um dos maiores festivais do mundo que sempre privilegiou filmes independentes como o nosso”, disse o diretor Pedro Freire num comunicado enviado à imprensa. O Brasil também estará representado com dois filmes nas mostras de curtas-metragens: Dona Beatriz Ñsîmba Vita (2024), de Catapreta, na Animation Short Films, e Boi de Conchas (2024), de Daniel Barosa, que será exibido na competição de ficção. Confira abaixo os selecionados ao Festival de Sundance 2024.

LEIA MAIS
Festival de Roterdã 2024 :: Evento anuncia filmes selecionados à sua 53ª edição com forte presença brasileira
Festival de Havana 2023 :: Filmes brasileiros são reconhecidos na 44ª edição do evento. Confira os premiados
18º Fest Aruanda :: Levante é o melhor filme da edição 2023. Confira os premiados

COMPETIÇÃO NORTE-AMERICANA – FICÇÃO
A Real Pain, de Jesse Eisenberg (EUA)
Between the Temples, de Nathan Silver (EUA)
Dìdi, de Sean Wang (EUA)
Exhibiting Forgiveness, de Titus Kaphar (EUA)
Good One, de India Donaldson (EUA)
In The Summers, de Alessandra Lacorazza (EUA)
Love Me, de Sam Zuchero, Andy Zuchero (EUA)
Ponyboi, de Esteban Arango (EUA)
Stress Positions, de Theda Hammel (EUA)
Suncoast, de Laura Chinn (EUA)

20231221 malu papo de cinema 2
Malu

COMPETIÇÃO NORTE-AMERICANA – DOCUMENTÁRIO
As We Speak, de J.M. Harper (EUA)
Daughters, de Angela Patton, Natalie Rae (EUA)
Every Little Thing, de Sally Aitken (Austrália)
Frida, de Carla Gutiérrez (EUA/México)
Gaucho Gaucho, de Michael Dweck, Gregory Kershaw (EUA/Argentina)
Love Machina, de Peter Sillen (EUA)
Porcelain War, de Brendan Bellomo, Slava Leontyev (EUA/Ucrânia)
Skywalkers: A Love Story, de Jeff Zimbalist (EUA)
Sugarcane, de Julian Brave NoiseCat, Emily Kassie (EUA)
Union, de Stephen Maing, Brett Story (EUA)

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL – FICÇÃO
Brief History of a Family, de Jianjie Lin (China/França/Dinamarca/Qatar)
Girls Will Be Girls, de Shuchi Talati (Índia/França/Noruega)
Handling the Undead, de Thea Hvistendahl (Noruega)
In the Land of Brothers, de Raha Amirfazli e Alireza Ghasemi (Irã/França/Países Baixos)
Layla, de Amrou Al-Kadhi (Reino Unido)
Malu, de Pedro Freire (Brasil)
Reinas, de Klaudia Reynicke (Suíça/Peru/Espanha)
Sebastian, de Mikko Mäkelä (Reino Unido/Finlândia/Bélgica)
Sujo, de Astrid Rondero, Fernanda Valadez (México/EUA/França)
Veni Vidi Vici, de Daniel Hoesl, Julia Niemann (Áustria)

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL – DOCUMENTÁRIO
A New Kind of Wilderness, de Silje Evensmo Jacobsen (Noruega)
Agent of Happiness, de Arun Bhattarai, Dorottya Zurbó (Butão/Hungria)
Black Box Diaries, de Shiori Ito (Japão/EUA/Reino Unido)
Eternal You, de Hans Block, Moritz Riesewieck (Alemanha/EUA)
Ibelin, de Benjamin Ree (Noruega)
Igualada, de Juan Mejía Botero (Colômbia/EUA/México)
Never Look Away, de Lucy Lawless (Nova Zelândia)
Nocturnes, de Anirban Dutta, Anupama Srinivasan (Índia/EUA)
Soundtrack to a Coup d’Etat, de Johan Grimonprez (Bélgica/França/Países Baixos)
The Battle for Laikipia, de Daphne Matziaraki, Peter Murimi (Quênia/EUA)

20231221 boi conchas papo de cinema
Boi de Conchas

MOSTRA NEXT
Desire Lines, de Jules Rosskam (EUA)
Kneecap, de Rich Peppiatt (Irlanda/Reino Unido)
Little Death, de Jack Begert (EUA)
Realm of Satan, de Scott Cummings (EUA)
Seeking Mavis Beacon, de Jazmin Renée Jones (EUA)
Tendaberry, de Haley Elizabeth Anderson (EUA)

MOSTRA MIDNIGHT
I Saw the TV Glow, de Jane Schoenbrun (EUA)
In A Violent Nature, de Chris Nash (Canadá)
It’s What’s Inside, de Greg Jardin (EUA)
Kidnapping Inc., de Bruno Mourral (Haiti/França/Canadá)
Krazy House, de Steffen Haars e Flip van der Kuil (Países Baixos)
Love Lies Bleeding, de Rose Glass (EUA/Reino Unido)
The Moogai, de Jon Bell (Austrália)
Your Monster, de Caroline Lindy (EUA)

PREMIÈRES MUNDIAIS
A Different Man, de Aaron Schimberg (EUA)
And So It Begins, de Ramona S. Diaz (EUA/Filipinas)
Devo, de Chris Smith (Reino Unido/EUA)
Freaky Tales, de Ryan Fleck, Anna Boden (EUA)
Ghostlight, de Kelly O’Sullivan, Alex Thompson (EUA)
Girls State, de Amanda McBaine, Jesse Moss (EUA)
Look Into My Eyes, de Lana Wilson (EUA)
Luther: Never Too Much, de Dawn Porter (EUA)
My Old Ass, de Megan Park (EUA)
Power, de Yance Ford (EUA)
Presence, de Steven Soderbergh (EUA)
Rob Peace, de Chiwetel Ejiofor (EUA)
Sasquatch Sunset, de David Zellner, Nathan Zellner (EUA)
Sue Bird: In The Clutch, de Sarah Dowland (EUA)
Super/Man: The Christopher Reeve Story, de Ian Bonhôte e Peter Ettedgui (Reino Unido/EUA)
The American Society of Magical Negroes, de Kobi Libii (EUA)
The Outrun, de Nora Fingscheidt (Reino Unido/Alemanha)
Thelma, de Josh Margolin (EUA)
Will & Harper, de Josh Greenbaum (EUA)
Winner, de Susanna Fogel (EUA/Canadá)

20231221 rob peace papo de cinema
Rob Peace
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *