Festival de Toronto 2020 divulga seleção incluindo o brasileiro Casa de Antiguidades

Publicado por
Bruno Carmelo

Na última quinta-feira, o Festival de Toronto 2020 anunciou os filmes selecionados para a sua edição mista, combinado sessões presenciais, dentro de cinemas com capacidade limitada e espaçamento entre as poltronas, e exibições virtuais oferecidas a críticos e exibidores. Apesar do formato enxuto, com número de filmes reduzido, a seleção traz títulos aguardados que despontam como possíveis candidatos ao Oscar 2021.

Entre os projetos adicionados à seleção se encontram o suspense I Care a Lot (2020), sobre uma disputa entre Rosamund Pike e Peter Dinklage, o drama Penguin Bloom (2020), adaptação literária a respeito de um pássaro que muda as vidas de Jacki Weaver e Naomi Watts, e The Father (2020), de Florian Zeller, no qual Olivia Colman precisa lidar com a demência do pai interpretado por Anthony Hopkins.

LEIA MAIS
Festival de Toronto 2020 inclui novos filmes de Kate Winslet, Idris Elba e Mark Wahlberg
Festival de Toronto mantém edição em setembro, mas busca formato híbrido
Festival de Cannes 2020 :: Brasileiro Casa de Antiguidades é selecionado. Confira a lista completa

 

The Father (2020)

 

Alguns atores terão seus primeiros trabalhos como diretores exibidos em Toronto: Halle Berry apresenta o drama Bruised (2020), sobre uma lutadora decadente de MMA, Viggo Mortensen exibe Falling (2020), a respeito de um homem conservador obrigado a se mudar para a casa do filho gay, e Regina King apresenta One Night in Miami (2020), drama biográfico sobre o encontro entre Cassius Clay, Malcolm X e outros ícones da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos. Este último teve os direitos de distribuição adquiridos pela Amazon.

O Brasil será representado por Casa de Antiguidades (2020), de João Paulo Miranda. O drama acompanha a vida de um homem interiorano (Antônio Pitanga) que se muda para a cidade grande em busca de melhores condições de vida. No entanto, precisa enfrentar o racismo e os preconceitos da comunidade local. O filme já havia sido selecionado no Festival de Cannes 2020, cujas seções estão sendo exibidas dentro de outros festivais devido à pandemia de Covid-19.

O Festival de Toronto acontece entre os dias 10 e 19 de setembro de 2020.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)