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O drama Nomadland (2020) segue em trajetória impressionante nos festivais de cinema internacionais. Depois de vencer o Leão de Ouro no Festival de Veneza, o filme dirigido por Chloe Zhao foi aclamado com o prêmio do público em Toronto, considerado o troféu principal do evento. Desta maneira, ele dispara como uma das principais apostas ao Oscar 2021.

A história gira em torno de Fern (Frances McDormand), uma mulher viúva que sofre com o colapso econômico da cidadezinha onde mora, em Nevada, Estados Unidos. Ela é obrigada a juntar os poucos pertences que lhe restam e morar numa van, percorrendo o país como uma nômade dos tempos contemporâneos. No caminho, conhece muitas outras pessoas vivendo em condições precárias dentro do país mais rico do mundo.

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Nomadland. Foto: Divulgação

 

O projeto parte de uma iniciativa de Frances McDormand, que adquiriu os direitos do livro “Nomadland: Surviving America In The Twenty-First Century”, de Jessica Bruder, e convidou Zhao a dirigir a adaptação. O filme também foi selecionado nos festivais de Telluride, Nova York e San Sebastian. No elenco, a atriz interage com nômades reais, a exemplo de Bob Wells, Linda May e Swankie.

O segundo lugar do prêmio do público ficou com One Night in Miami (2020), estreia de Regina King como diretora de longas-metragens, sobre o encontro entre Malcolm X, Muhammad Ali e outros ícones da luta por direitos civis. Já o terceiro lugar foi ao canadense Beans (2020), de Tracey Deer, que aborda o episódio em que comunidades indígenas foram atacadas por movimentos de extrema-direita. Leia a nossa entrevista com a cineasta.

Em paralelo, o prêmio do público de melhor documentário foi entregue a Inconvenient Indian (2020), de Michelle Latimer. Quanto a Nomadland, o filme já tem distribuição garantida no Brasil, porém sem data de lançamento devido ao fechamento das salas de cinema.

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Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
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