Apesar das dificuldades de organização devido à pandemia de Covid-19, o Festival de Toronto segue em ritmo acelerado para a sua edição 2020, que prevê uma mistura de sessões presenciais e exibições online, entre os dias 10 e 19 de setembro. Os primeiros filmes já foram confirmados, incluindo produções aguardadas que despontam como prováveis candidatas às premiações de 2021.
Ammonite (2020), romance entre Kate Winslet e Saoirse Ronan, está entre os filmes anunciados, assim como Another Round (2020), drama do aclamado diretor Thomas Vinterberg com Mads Mikkelsen no papel principal, e Concrete Cowboys (2020), drama estrelado por Idris Elba. Naomi Kawase, uma das diretoras queridas do Festival de Cannes, apresenta seu novo filme, True Mothers (2020), enquanto Halle Berry estreia como diretora em Bruised (2020), drama onde ela interpreta uma lutadora de MMA.
LEIA MAIS
Cannes terá sessões de filmes dentro de outros festivais, como Veneza e Toronto
Festival de Toronto mantém edição em setembro, mas busca formato híbrido
Festival Mix Brasil 2020 será online
A primeira lista de selecionados ainda inclui Good Joe Bell (2020), biografia em que Mark Wahlberg interpreta um pai caminhando através dos Estados Unidos para honrar o filho; Spring Blossom (2020), drama francês sobre uma adolescente envolvida com um homem mais velho, e Fauna (2020), drama mexicano sobre os impactos do narcotráfico. Novos títulos serão anunciados em breve.
O Festival de Toronto 2020 confirmou que terá uma quantidade reduzida de exibições – cerca de 50, em comparação com os mais de 250 habituais. O evento, que também representa um dos maiores mercados na comercialização de direitos de distribuição de obras no mundo inteiro, deve sofrer uma queda de pelo menos 50% na arrecadação, devido às restrições de segurança.
Os produtores precisaram que os cinco primeiros dias trarão sessões presenciais, ainda que com número limitado de espectadores, e cumprindo as normas de isolamento social. No entanto, diversos debates, reuniões e rodadas comerciais ocorrerão exclusivamente online. “A pandemia afetou severamente o TIFF, mas estamos respondendo com um retorno às nossas inspirações originais, ou seja, levar os filmes da melhor maneira ao máximo de pessoas possível”, declarou Cameron Bailey, diretor artístico do festival, ao Deadline.