Boa notícia para o cinema brasileiro: a primeira leva de títulos anunciados para o Festival de Toronto 2021 inclui dois títulos nacionais: Medusa (2021), distopia dirigida por Anita Rocha da Silveira, e Murina (2021), coprodução entre Brasil, Croácia, Estados Unidos e Eslovênia, dirigida por Antoneta Alamat Kusijanović. As duas produções integram uma seleção fortíssima, que combina os principais filmes exibidos (e recompensados) nos festivais de Cannes e Berlim.
Previamente exibido na Quinzena dos Realizadores em Cannes, Medusa traz a história de um grupo de garotas pressionadas para se manterem puras e perfeitas. Cansadas destas regras, encontram formas de controlar as pessoas à sua volta. Bruna Linzmeyer, Thiago Fragoso, Mari Oliveira, Lara Tremouroux e Joana Medeiros compõem o elenco, enquanto a produção é assinada por Vânia Catani, da Bananeira Filmes.
LEIA MAIS
Deserto Particular :: Filme de Aly Muritiba é selecionado para o Festival de Veneza
Podcast 2021 #33 :: Festival de Berlim 2021
Festival de Cannes 2021 :: Noite de Fogo, coprodução Brasil-México, é premiado
Murina acompanha a rotina entre uma adolescente e seu pai opressor no litoral da Croácia. Quando um antigo amigo da família chega à casa para visitá-los, o pai enxerga uma boa oportunidade de negócios, enquanto a filha encontra a chance de libertação num fim de semana violento. A produção da brasileira RT Features, de Rodrigo Teixeira, venceu o prêmio Camera d’Or em Cannes, destinado à melhor produção de um cineasta estreante.
O Festival de Toronto 2021 ocorre entre os dias 9 e 18 de setembro. O evento tem sido considerado uma das principais vitrines tanto para o cinema independente quanto para a premiação do Oscar. Em 2020, Nomadland, de Chloé Zhao, levou o prêmio principal no TIFF antes de embarcar na temporada de premiações que terminaria com o Oscar de melhor filme.