Festival de Toronto 2023 :: Carolina Markowicz receberá o Tribute Award

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Com apenas dois longas em seu currículo – e um ainda inédito – a cineasta Carolina Markowicz será homenageada no TIFF (Toronto International Film Festival) 2023 por sua notável ascensão na sétima arte. Marcado para acontecer entre 07 a 17 de setembro, o prestigiado evento condecorará a realizadora com o “Tribute Award” (Troféu Tributo), oferecido pela Bulgari, na categoria “Emerging Talent” (Talento Emergente), em cerimônia de gala marcada para o dia 10. Na mesma festa, na qual Carolina se tornará a primeira brasileira a receber a honraria, também serão premiados os cultuados realizadores Pedro Almodóvar (Jeff Skoll Award in Impact Media) e Spike Lee (TIFF Ebert Director Award), bem como o ator Andy Lau (Special Tribute Award) e o diretor de fotografia Lukasz Zal (TIFF Variety Artisan Award). Em anos anteriores, o troféu contemplou artistas como Anthony Hopkins, Brendan Fraser, Jessica Chastain e Joaquin Phoenix.

LEIA MAIS
51º Festival de Gramado :: Mussum, O Filmis é o grande vencedor
Mostra em homenagem à produtora LC Barreto acontece no Rio de Janeiro
Festival de Locarno 2023 :: Curta brasileiro ganha Leopardo de Prata

Nas palavras de Carolina, em nota enviada à imprensa, ela acolheu a novidade com “imensa honra”, e a recebeu “diretamente de Cameron Bailey”, diretor do TIFF. “O festival faz parte de minha história há quase uma década, quando estive lá pela primeira vez com meu segundo curta-metragem, Edifício Tatuapé Mahal (2014), passando por Namoro à Distância (2017) e O Órfão (2018), e depois como parte do Filmmakers Lab”, comenta a diretora. Já para Bailey, “Markowicz tem um emocionante futuro pela frente como uma das diretoras mais destemidas de sua geração a entrar em cena”.

Maeve Jinkings em Pedágio.

Vale lembrar que, neste ano, a cineasta apresentará seu mais novo projeto, Pedágio, no próprio Festival de Toronto. A trama conta a história de uma atendente de pedágio que, inconformada com a orientação sexual do filho, comete delitos na tentativa de financiar uma cura para a sua “doença”. Maeve Jinkings, Kauan Alvarenga, Thomás Aquino, Aline Marta Maia e Isac Graça estão no elenco. Seu longa anterior, o drama Carvão (2022), lhe rendeu destaque nos festivais de Cleveland, San Sebastián e Rio, além de ter sido indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br