20240916 festival de toronto 2024 papo de cinema banner

Ao lado dos festivais de Berlim, Cannes e Veneza, o Festival de Toronto é uma das principais janelas do cinema mundial. Encerrado nesse domingo, 15, o tradicional evento canadense consagrou um filme baseado na obra de Stephen King com o troféu principal de 2024. Quem ficou com o People’s Choice Award foi A Vida de Chuck, longa dirigido por Mike Flanagan.

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

Estrelado por Tom Hiddleston, o enredo premiado no Festival de Toronto apresenta a vida de Charles ‘Chuck’ Krantz. Começando com sua morte precoce aos 39 anos devido a um tumor cerebral, a narrativa revela os eventos que moldaram sua vida, culminando na casa de sua infância, envolta em mistério e supostamente assombrada. Além de Hiddleston, também estão no elenco Jacob Tremblay, Karen Gillan, Kate Siegel, Mark Hamill, David Dastmalchian e Chiwetel Ejiofor. O projeto é inspirado no capítulo “The Life of Chuck” do livro “If It Bleeds”, lançado por King em 2020. 

OUTROS DESTAQUES

Na seção de documentários do Festival de Toronto o favorito foi The Tragically Hip: No Dress Rehearsal. Dirigido por Mike Downie, o título explora a ascensão, o impacto e a influência da banda canadense The Tragically Hip. Muitas vezes chamada apenas de The Hip, o grupo de rock foi formado em 1984 e possui hits como “New Orleans Is Sinking” e “Wheat Kings”.

LEIA MAIS
Emmy 2024 :: Confira a lista de vencedores!
Oscar 2025 :: Confira os 12 filmes que podem representar o Brasil na festa
Festival do Rio 2024 :: Anunciados os filmes de abertura, encerramento e curtas
Festival de Veneza 2024 :: Ainda Estou Aqui fatura Melhor Roteiro

Já a mostra Midnight Madness consagrou A Substância. Estrelado por Demi Moore e Margaret Qualley, o longa, apresentado no Festival de Cannes 2024, narra a trajetória de uma atriz em declínio que opta por experimentar uma peculiar substância que gera, temporariamente, uma versão rejuvenescida e aprimorada dela mesma. A aposta, aliás, já tem data de estreia marcada nos cinemas brasileiros: 19 de setembro. Vale lembrar que o Festival de Toronto 2024 aconteceu entre 05 e 15 de setembro. A seguir, fique com os premiados (incluindo homenagens):

TROFÉU PEOPLE’S CHOICE AWARD: A Vida de Chuck, de Mike Flanagan
MELHOR DOCUMENTÁRIO: The Tragically Hip: No Dress Rehearsal, de Mike Downie
MELHOR FILME CANADENSE: Bergers, de Sophie Deraspe
TROFÉU NETPAC: The Last of the Sea Women, de Sue Kim
MELHOR CURTA-METRAGEM CANADENSE: Alazar Beza, de Hailu Lemma
MELHOR CURTA-METRAGEM INTERNACIONAL: Quota, de Joris Oprins, Job Roggeveen e Marieke Blaauw
TROFÉU FIPRESCI: Mother Mother, de K’Naan
TROFÉU TIFF TALENTO EMERGENTE: Durga Chew-Bose
TROFÉU TIFF EBERT DE DIREÇÃO: Mike Leigh
TROFÉU TRIBUTO ESPECIAL: Tao Zhao
TROFÉU VARIETY (ARTESÃO): Emilia Pérez, de Camille e Clément Ducol

Tom Hiddleston em A Vida de Chuck
Tom Hiddleston em A Vida de Chuck

MIDNIGHT MADNESS: A Substância, de Coralie Fargeat
TROFÉU NORMAN JEWISON (CARREIRA): David Cronenberg
TROFÉU TIFF IMPACTO NA MÍDIA: Angelina Jolie
TROFÉU TRIBUTO PERFORMANCES: Amy Adams, por Nightbitch, e Jharrel Jerome, por Unstoppable
TROFÉU JOURNEY GROUNDBREAKER: Cate Blanchett
TROFÉU TRIBUTO CADEIRA HONORÁRIA: Sandra Oh
TROFÉU DISCOVERY (FILME CANADENSE): Une langue universelle, de Matthew Rankin
TROFÉU PLATAFORMA: Polvo Serán, de Carlos Marques-Marcet
PLATAFORMA (MENÇÃO HONROSA): Daughter’s Daughter, de Sylvia Chang
TROFÉU DISCOVERY (FILME CANADENSE/MENÇÃO HONROSA): Vous n’êtes pas seuls, de Marie-Hélène Viens e Philippe Lupien

A Substância
A Substância

CONFIRA TAMBÉM
Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

Gostou do conteúdo sobre o Festival de Toronto? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *