Festival de Veneza 2020 :: Cate Blanchett será a presidente do júri

Publicado por

Pelo visto, a experiência de Cate Blanchett como presidente do júri em Cannes 2018 gerou uma boa repercussão entre os grandes festivais de cinema. A atriz de Carol (2015), Blue Jasmine (2013) e Elizabeth (1998) acaba de ser convidada para presidir a edição 2020 do Festival de Veneza, marcando uma dobradinha rara para qualquer personalidade da indústria de cinema. Durante o 71º Festival de Cannes, Blanchett e os demais membros do júri entregaram o prêmio principal ao japonês Assunto de Família (2018).

Ironicamente, a escolha da terceira mulher presidenta em quatro anos ocorre precisamente no festival que seleciona menos filmes feitos por mulheres. Assim como Berlim e Cannes, Veneza recebe pressão intensa para destacar mais trabalhos de cineastas mulheres, e a cada ano rebate os comentários baseando-se no mérito dos títulos inscritos. Quem sabe a nova edição, que acontecerá entre 2 e 12 de setembro, marcará uma evolução neste aspecto.

 

 

LEIA MAIS
Festival de Veneza 2019 :: Coringa leva o Leão de Ouro!
Festival de Veneza 2019 :: Filme brasileiro estará no evento. Confira a seleção completa
Festival de Veneza 2019 :: Lucrecia Martel será presidente do júri

A atriz festejou o convite: “Todos os anos eu aguardo com ansiedade a seleção de Veneza, e todos os anos ela se mostra surpreendente e distinta. Veneza é um dos festivais de cinema mais atmosféricos do mundo – uma celebração do cinema enquanto meio provocador e inspirador em todas as suas formas. É um privilégio e um prazer ser a presidenta do júri deste ano”.

Alberto Ferrara, diretor do festival, também não poupa elogios à atriz: Cate Blanchett não é apenas um ícone do cinema contemporâneo, disputada pelos maiores diretores nos últimos 20 anos e adorada por cinéfilos de todos os tipos. O comprometimento dela nos campos humanitário e artístico e pela proteção do meio ambiente, além da defesa da emancipação feminina na indústria de cinema diante do preconceito masculino fazem dela uma inspiração para a sociedade inteira. O imenso talento de Blanchett como atriz, combinado com sua inteligência única e paixão sincera pelo cinema constituem qualidades ideais para uma presidenta do júri”.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.

Últimos artigos de (Ver Tudo)