O Festival de Veneza anunciou os filmes que concorrem ao Leão de Ouro na edição 2021. A seleção majoritariamente europeia impressiona pela quantidade de filmes franceses (oito títulos, apenas na mostra competitiva), superando o número de produções italianas (com cinco títulos) na disputa pelo prêmio principal.
Os maiores destaques ficam por conta dos novos filmes de Pedro Almodóvar (Madres Paralelas), Jane Campion (The Power of the Dog), Pablo Larraín (Spencer), Paolo Sorrentino (The Hand of God) e Paul Schrader (The Card Counter, imagem acima). Maggie Gyllenhaal surpreende ao ter seu filme de estreia como diretora (The Lost Daughter) incluído na competição principal.
Veneza deve chamar atenção pelas sessões fora de competição, trazendo alguns dos principais blockbusters do segundo semestre, como Halloween Kills, de David Gordon Green; Duna, de Denis Villeneuve; Noite Passada em Soho, de Edgar Wright, e O Último Duelo, de Ridley Scott. O Brasil tem dois filmes selecionados: o curta-metragem Ato, de Bárbara Paz, e o longa-metragem 7 Prisioneiros, de Alexandre Moratto, com Christian Malheiros e Rodrigo Santoro. Este último integra a mostra paralela Orizzonti Extra.
Confira a lista completa de filmes selecionados:
Mostra Competitiva
Madres Paralelas, de Pedro Almodóvar (Espanha)
Mona Lisa and the Blood Moon, de Ana Lily Amirpour (Estados Unidos)
Un Autre Monde, de Stéphane Brizé (França)
The Power of the Dog, de Jane Campion (Nova Zelândia/Austrália)
America Latina, de Fabio d’Innocenzo e Damiano d’Innocenzo (Itália/França)
L’Événement, de Audrey Diwan (França)
Competencia Oficial, de Gastón Duprat (Espanha/Argentina)
Il Buco, de Michelangelo Frammartino (Itália/França/Alemanha)
Sundown, de Michel Franco (México/França/Suécia)
Illusions Perdues, de Xavier Giannoli (França)
The Lost Daughter, de Maggie Gyllenhaal (Grécia/Estados Unidos/Reino Unido/Israel)
Spencer, de Pablo Larraín (Alemanha/Reino Unido)
Freaks Out, de Gabriele Mainetti (Itália/Bélgica)
Qui Rido Io, de Mario Martone (Itália/Espanha)
On the Job: The Missing 8, de Erik Matti (Filipinas)
Leave No Traces, de Jan P. Matuszynski (Polônia/França/República Tcheca)
Captain Volkonogov Escaped, de Natasha Merkulova e Aleksey Chupov (Rússia/Estônia/França)
The Card Counter, de Paul Schrader (Estados Unidos/Reino Unido/China)
The Hand of God, de Paolo Sorrentino (Itália)
Reflection, de Valentin Vasyanovych (Ucrânia)
La Caja, de Lorenzo Vigas (México/Estados Unidos)
Fora de Competição
FICÇÃO
Il Bambino Nascoto, de Roberto Andrò (Itália/França)
Les Choses Humaines, de Yvan Attal (França)
Ariaferma, de Leonardo di Costanzo (Itália/Suíça)
Halloween Kills: O Terror Continua, de David Gordon Green (Estados Unidos)
La Scuola Cattolica, de Stefano Mordini (Itália)
Old Henry, de Potsy Ponciroli (Estados Unidos)
O Último Duelo, de Ridley Scott (Estados Unidos/Reino Unido)
Duna, de Denis Villeneuve (Estados Unidos/Hungria/Jordânia/Emirados Árabes Unidos/Noruega/Canadá)
Noite Passada em Soho, de Edgar Wright (Reino Unido)
NÃO FICÇÃO
Life of Crime, de Jon Alpert (Estados Unidos)
Tranchée, de Loup Bureau (França)
Viaggio Nel Crepusculo, de Augusto Contento (França/Itália)
Republic of Silence, de Diana El Jeiroudi (Alemanha/França/Síria/Qatar)
Hallellujah: Leonard Cohen, A Journey, A Song, de Daniel Geller e Dayana Goldfine (Estados Unidos)
Déandre#Déandre. Storia di un Impiegato, de Roberto Lena (Itália)
Django & Django, de Luca Rea (Itália)
Ezio Bosso. Le Cose Che Restano, de Giorgio Verdelli (Itália)
SÉRIE
Cenas de um Casamento (Episódios 1-5), de Hagai Levi (Estados Unidos)
CURTAS-METRAGENS
Plastic Semiotic, de Radu Jude (Romênia)
The Night, de Tsai Ming-Liang (Taiwan)
Sad Film, de Vasili (Myanmar, Holanda)
Mostra Orizzonti
Atlantide, de Yuri Ancarani
Miracol, de Bogdan George Apetri
Piligrimai, de Laurynas Bareisa
Amira, de Mohamed Diab
À Plein Temps, de Eric Gravel
107 Mothers, de Peter Kerekes
Vera Dreams of the Sea, de Kaltrina Krasniqi
Les Promesses, de Thomas Kruithof
White Building, de Kavih Neang
Anatomy of Time, de Jakrawal Nilthamrong
El Otro Tom, de Rodrigo Plá
El Gran Movimiento, de Kiro Russo
Once Upon a Time in Calcutta, de Aditya Vikram Sengupta
Rhino, de Oleh Sentsov
True Things, de Harry Wootliff
Inu-Oh, de Masaaki Yuasa
CURTAS-METRAGENS
Don’t Get Too Comfortable, de Shaima Al Tamimi
Techno, Mama, de Saulius Baradinskas
4 AM, de Mehdi Fikri
Sandstorm, de Seemab Gul
Heltzear, de Mikel Gurrea
Los Huesos, de Cristóbal León e Joaquín Cociña
Hair Tie, Egg, Homework Books, de Runxiao Luo
Il Turno, de Chiara Marotta e Loris Giuseppe Nese
Fall of the Ibis King, de Josh O’Caoimh e Mikai Geronimo
New Abnormal, de Sorayos Prapapan
La Fée des Roberts, de Léahn Vivier-Chapas
The Last Day, de Momi Yamashita
CURTAS-METRAGENS FORA DE COMPETIÇÃO
Ato, de Bárbara Paz (Brasil)
Diario di una Passeggiata, de Giuseppe Piccioni (Itália)
ORIZZONTI EXTRA
Costa Brava, de Mounia Akl (Líbano/França/Espanha/Suécia/Dinamarca/Noruega/Qatar)
Mama, I’m Home, de Vladimir Bitokov (Rússia)
Ma Nuit, de Antoinette Boulat (França/Bélgica)
La Ragazza Ha Volato, de Wilma Labate (Itália/Eslovênia)
7 Prisioneiros, de Alexandre Moratto (Brasil)
Land of Dreams, de Shirin Neshat e Shoja Azari (Estados Unidos/Alemanha/Qatar)
The Blind Man Who Did Not Want To See Titanic, de Teemi Nikki (Finlândia)
La Macchina Delle Immagini de Alfredo C., de Roland Sejko (Itália)
Sessões Especiais
La Biennale di Venezia: Il Cinema al Tempo del Covid, de Andrea Segre (Itália)
Le 7 Giornate di Bergamo, de Simona Ventura (Itália)
Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)
- O Dia da Posse - 31 de outubro de 2024
- Trabalhadoras - 15 de agosto de 2024
- Filho de Boi - 1 de agosto de 2024
Deixe um comentário