Festival de Veneza 2021 :: Júri completo inclui Chloé Zhao e Cynthia Erivo

Publicado por
Bruno Carmelo

O Festival de Cannes 2021 mal terminou, e as atenções já estão voltadas ao Festival de Veneza 2021. Depois de anunciar o filme de abertura (Madres Paralelas, drama de Pedro Almodóvar estrelado por Penélope Cruz) e Bong Joon-ho como presidente do júri, os organizadores divulgaram a lista de artistas que ajudarão o cineasta de Parasita (2019) a escolher o Leão de Ouro.
Os demais jurados são: a diretora chinesa Chloé Zhao (de Nomadland, Leão de Ouro em 2020), a atriz britânica Cynthia Erivo (de Harriet, 2019), a atriz franco-belga Virginie Efira (de Benedetta, 2021), a atriz canadense Sarah Gadon (de Cosmópolis, 2012), o diretor romeno Alexander Nanau (de Collective, 2019) e o cineasta italiano Saverio Costanzo (de Hungry Hearts, 2014).
LEIA MAIS
Novo filme de Pedro Almodóvar vai abrir o Festival de Veneza 2021
Jamie Lee Curtis receberá Leão de Ouro honorário no Festival de Veneza 2021
78º Festival de Veneza :: Bong Joon-Ho será o presidente do júri

O presidente do júri, Bong Joon-ho

Depois de passar anos sendo considerado um dos grandes festivais de cinema de menor popularidade (em comparação com Cannes e Berlim), Veneza reformulou seus critérios de seleção para incluir produções de serviços de streaming e maior número de títulos norte-americanos. Em consequência, os vencedores dos últimos quatro anos foram produções dos Estados Unidos, que viriam a ter forte visibilidade na premiação do Oscar: Nomadland (2020), Coringa (2019), Roma (2018, coprodução com o México) e A Forma da Água (2017).
O Festival de Veneza ocorre entre os dias 1 e 11 de setembro de 2021. Embora seja um dos eventos internacionais que menos seleciona obras brasileiras, o festival premiou recentemente Babenco – Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou (2019), de Bárbara Paz, e incluiu Narciso em Férias, de Renato Terra e Ricardo Calil, na lista de filmes selecionados em 2020.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)