Categorias: CelebridadesNotícias

Festival de Veneza 2022 :: Julianne Moore presidirá o júri

Publicado por
Marcelo Müller

A presidência do júri de um festival de cinema é um cargo de muita responsabilidade. E em 2022 o Festival de Veneza terá seu corpo principal de avaliadores comandado por ninguém menos do que a atriz norte-americana Julianne Moore. Vale lembrar que ela é a primeira atriz de sua nacionalidade a vencer todos os principais festivais da Europa – em Veneza por Longe do Paraíso (2002); em Berlim por As Horas (2003) e em Cannes por Mapas para as Estrelas (2014). Moore estará à frente de um júri composto por três mulheres e quatro homens, sendo elas e eles: a diretora francesa Audrey Diwan, a atriz iraniana Leila Hatami, o autor e roteirista britânico Kazuo Ishiguro, o diretor italiano Leonardo di Costanzo, argentino Mariano Cohn, e o diretor e produtor espanhol Rodrigo Sorogoyen. Um time da pesada, não?

LEIA MAIS
Festival de Berlim 2022 :: M. Night Shyamalan será o presidente do júri
Antônio Fagundes viverá ex-presidente do Brasil num filme baseado em fatos
É Tudo Verdade 2021 :: Os Arrependidos e Presidente vencem o festival

Vale lembrar que o Festival de Veneza 2022 já tem data para acontecer: de 31 de agosto a 10 de setembro. A programação será anunciada no dia 26 de julho. Será que teremos algum filme brasileiro entre os concorrentes ao Leão de Ouro? Estamos torcendo desde já.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.