Categorias: BastidoresNotícias

Festival de Veneza 2022 :: Paul Schrader receberá Leão de Ouro Honorário

Publicado por
Marcelo Müller

Já está definido quem será o artista homenageado com o Leão de Ouro Honorário no Festival de Veneza 2022: o cineasta norte-americano Paul Schrader. Paul Schrader é uma figura chave da Nova Hollywood que, a partir do final dos anos 1960, revolucionou o imaginário, a estética e a linguagem do cinema norte-americano. Não é exagero afirmar que ele é um dos mais importantes artistas de sua geração, um diretor profundamente influenciado pelo cinema e pela cultura europeia e um roteirista insistentemente independente que, no entanto, sabe trabalhar por encomenda e se mover com confiança dentro o sistema de Hollywood. A ousadia da estilização visual que aplica a todos os seus filmes o coloca entre os expoentes mais atuais de um cinema inconciliável e que investiga sutilmente a contemporaneidade, disse o diretor do festival, Alberto Barbera. Já o homenageado se limitou a dizer: “Estou profundamente honrado. Veneza é o leão do meu coração”.

LEIA MAIS
Cate Blanchett receberá o César honorário em 2022
Festival de Berlim 2022 :: Isabelle Huppert receberá o Urso de Ouro honorário
Paul Schrader critica Cry Macho e chama filme de Clint Eastwood de “muito ruim”

Vale reiterar que Paul Schrader é realmente um expoente da chamada Nova Hollywood, movimento de renovação que deu outras tintas do cinema norte-americano a partir da segunda metade dos anos 1960. Destacado internacionalmente como roteirista de Taxi Driver (1976) e Touro Indomável (1980), Paul Schrader também é conhecido por não ter muitas papas na língua e comandar filmes tão vigorosos como os roteiros que escreve. Recentemente, foi celebrado por escrever e dirigir Fé Corrompida (2017), considerado por muitos uma obra-prima, e The Card Counter: O Jogador (2021), que ainda não estreou no Brasil. A 79ª edição do Festival de Veneza acontecerá entre 31 de agosto e 10 de setembro.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.