Festival de Veneza 2023 :: Escolhido o presidente do júri da 80ª edição

Publicado por
Marcelo Müller

O cineasta norte-americano Damien Chazelle foi escolhido para ser o presidente do júri da mostra competitiva principal da 80ª edição do Festival de Cinema de Veneza, evento que acontecerá na mítica cidade italiana entre 30 de agosto e 09 de setembro. Celebrado como um dos principais talentos que despontaram em Hollywood nos últimos anos, ele tem uma história com o evento, uma vez que abriu a sua programação em duas oportunidades: em 2016 com La La Land: Cantando Estações e em 2018 com O Primeiro Homem. Ele terá a missão de liderar o time de jurados que concederá, entre outras distinções, o cobiçado Leão de Ouro. “Durante 10 dias, a cada ano, esta cidade das artes, de Tintoretto, Ticiano e Veronese, se torna uma cidade de cinema. Estou honrado e feliz por ser convidado para liderar o júri deste ano. Mal posso esperar para descobrir uma nova safra de grandes filmes no 80º Festival de Cinema de Veneza”, disse o cineasta num comunicado enviado à imprensa.

LEIA MAIS
Festival de Cannes 2023 :: Escolhido o presidente do júri da 76ª edição do evento
Festival de Berlim 2023 :: Saiba como foram as coletivas do júri e do filme de abertura
Zero Day :: Robert De Niro interpretará ex-presidente dos EUA em minissérie

Além da nomeação de Damien Chazelle, foram divulgados os presidentes de júris de importantes mostras paralelas do 80º Festival de Cinema de Veneza. A cineasta franco-senegalesa Alice Diop comandará o júri do Prêmio Luigi De Laurentiis, dedicado aos filmes de estreia. Enquanto isso, seu colega italiano Jonas Carpignano presidirá o júri da Mostra Horizontes, cujo foco é dar visibilidade a trabalhos considerados inovadores.

Chazelle, Diop e Carpignano
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.