Festival de Vitória 2020 :: Anunciada a data do evento e homenagem a Gilberto Gil

Publicado por
Marcelo Müller

Assim como boa parte dos demais eventos cinematográficos programados para acontecer no segundo semestre, o tradicional Festival de Vitória terá uma edição online em 2020. A 27ª edição acontecerá entre os dias 24 e 29 de novembro, com destaque à homenagem a Gilberto Gil. Cantor, compositor e ex-ministro da Cultura (saudade de quando essa pasta era valorizada pelo governo, né, minha filha?), o baiano Gil receberá  o Troféu Vitória e será motivo da produção de uma publicação chamada Caderno do Homenageado, assinada como exclusividade pelo jornalista e escritor Jace Theodoro. Além disso, fará parte da programação o vislumbre de alguns minutos do inédito Disposições Amoráveis, longa-metragem dirigido por Ana de Oliveira que tem Gil como protagonista.

LEIA MAIS
Eryk Rocha ganha mostra online com cinco filmes gratuitos
Olhar de Cinema 2020 :: Festival será totalmente online
Cine OP chega à 15ª edição em formato online e gratuito

Gilberto Gil é a síntese do melhor do Brasil. Uma explosão de talento, carisma, inteligência e representatividade. É uma honra e um prazer reverenciá-lo e, desta forma, homenagear o nosso país”, disse a diretora do Festival de Vitória, Lucia Caus. O envolvimento de Gilberto Gil com o cinema já teve capítulos bastante valorosos, sendo talvez o mais lembrado a trilha sonora de Eu, Tu Eles (2000). Para esse trabalho, Gil funcionou como uma espécie de curador, articulando sonoridades do passado e daquele presente, além de ser a voz que tornou um hit a música Esperando na Janela. Outro destaque entre os empenhos cinematográficos de Gil é a trilha de Copacabana Mon Amour (1970), de Rogério Sganzerla, por muitos considerada uma das mais importantes da nossa cinematografia.

Fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo o que vai acontecer na 27ª edição do Festival de Vitória.

Foto: Gérard Giaume
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.