Festival de Vitória 2020 :: Edição online e gratuita começa em 24 de novembro

Publicado por
Bruno Carmelo

Entre 24 e 27 de novembro, o 27º Festival de Cinema de Vitória apresenta a sua primeira edição inteiramente online e gratuita, em adequação à situação ainda preocupante da Covid-19 no país. O conteúdo será exibido tanto na plataforma InnSaei.TV quanto no canal oficial do festival do YouTube, em dias e horários específicos. A programação completa já se encontra no site do evento.

Ao todo, o público do Brasil inteiro terá acesso a 101 filmes (selecionados entre 1.047 inscritos), divididos em treze mostras – doze delas em caráter competitivo e uma sessão especial, além da exibição de abertura. Cada sessão diária se inicia às 19h, ficando disponível durante 24h. Mediante inscrição, o espectador pode assistir aos filmes em diversas telas e suportes, que vão do telefone celular ao computador e à Smart TV.

LEIA MAIS
27º Festival de Vitória anuncia filmes selecionados para edição online
Festival Mix Brasil 2020 :: Valentina, drama sobre jovem trans, é o grande vencedor
Festival Varilux 2020 :: 18 filmes franceses chegam aos cinemas nesta quinta-feira

 

O Cemitério das Almas Perdidas

 

Entre os destaques da edição se encontram o longa-metragem de terror O Cemitério das Almas Perdidas (2020), de Rodrigo Aragão, um dos maiores especialistas brasileiros no cinema de gênero; o documentário Yãmĩyhex: as Mulheres-Espírito (2020), dos cineastas indígenas Sueli Maxakali e Isael Maxakali, premiado na Mostra de Tiradentes, e o belo drama O Livro dos Prazeres (2020), de Marcela Lordy, destaque da última Mostra de São Paulo.

Já os curtas-metragens contam com A Morte Branca do Feiticeiro Negro (2020), de Rodrigo Ribeiro, O que Pode um Corpo? (2020), de Victor di Marco e Márcio Picoli, que acaba de vencer dois prêmios no Festival Mix Brasil, e o aclamado Inabitáveis (2019), do capixaba Anderson Bardot. Além das exibições de filmes, o Festival de Vitória presta homenagem a Gilberto Gil, representado em três documentários, e promove debates diários com os realizadores.

Em paralelo, o evento traz a primeira edição da Mostra AudioTransVisual, fruto de uma oficina online e gratuita realizada com 30 alunos e alunas transexuais de treze Estados do Brasil. Os 17 curtas-metragens decorrentes do curso serão exibidos entre 26 e 28 de novembro, pelo Canal do FCV no YouTube.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)