O Festival de Vitória 2020 está se preparando de diversas maneiras para concretizar a sua 27ª edição no final do ano. O evento ainda busca manter o formato convencional, com o público presente e sessões em salas de cinema. No entanto, caso as diretrizes sanitárias não permitam aglomerações até novembro, os organizadores estão prontos para uma versão online.
A diretora Lucia Caus afirma ao ES Hoje: “Estamos pensando em formas democráticas de disponibilizar o conteúdo do Festival sem expor as pessoas ao risco de contaminação”. Isso significa organizar sessões em plataformas virtuais, disponibilizando os filmes pela Internet não apenas para o júri, mas também ao público local, e mesmo fora do Espírito Santo.
LEIA MAIS
Governo do DF garante a realização do Festival de Brasília 2020
Festival de Gramado 2020 é adiado
44ª Mostra de São Paulo :: Festival abre inscrições para longas-metragens
O formato virtual tem sido uma das principais alternativas adotadas por festivais de cinema no mundo inteiro. Ainda que a qualidade de som e imagem não seja a mesma, e que a exibição pela Internet não favoreça o debate nem os encontros entre artistas, fundamentais em eventos do gênero, a opção online garante que os filmes ainda sejam prestigiados. Além disso, o formato permite a manutenção do festival, sobretudo numa época em que os financiamentos à Cultura sofrem cortes pelo governo.
Em paralelo, o Festival de Vitória se prepara para uma exibição única em drive-in de modo a preservar, ainda que simbolicamente, a experiência de ter um filme projetado na tela do cinema. Neste caso, os pedidos de alimentos serão entregues diretamente nos carros, respeitando as normas de segurança.