Festival de Vitória 2022 começa hoje em edição especial de reencontro. Confira !

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Após dois anos sendo realizado de forma remota, ele está de volta ao presencial. Começa nesta terça-feira, 21, o 28º Festival de Cinema de Vitória: Reencontro. Com programação até o dia 25, o evento acontecerá no Centro Cultural Sesc Glória, no Hotel Senac Ilha do Boi e no Cine Metrópolis (UFES), todos na capital do Espírito Santo. Essa será uma edição especial e intermediária, que não apenas deverá resgatar os melhores momentos do festival de 2021 (o vigésimo oitavo), como também irá preparar os cinéfilos e festivaleiros para o vigésimo nono encontro, programado para acontecer no segundo semestre desse ano.

LEIA MAIS
Festival Varilux 2022 :: Sessões gratuitas em São Paulo contarão com delegação francesa
CineFantasy 2022 :: Sucesso marca o evento. Divulgada a data da próxima edição
Russian Film Festival 2022 :: Evento terá filmes dirigidos por mulheres e doc sobre Andrei Tarkovsky

A edição de 2021 ganha agora esse desdobramento por ter sido realizada online, sem a presença física do público, em novembro do ano passado. As homenageadas de agora serão a atriz Marcélia Cartaxo, premiada atriz com mais de quarenta anos de carreira, e Margarete Taqueti, um dos grandes nomes do cinema capixaba.

Inteiramente gratuitas, as atividades contemplarão um recorte da produção contemporânea audiovisual nacional. Durante os cinco dias, será apresentada uma seleção de 30 títulos, entre curtas e longas, condecorados com o Troféu Vitória e que foram exibidos em 2021 na edição virtual do 28º FCV. O público irá conferir programas especiais preparados pela curadoria, três sessões especiais com filmes convidados e oitos oficinas com foco nas diversas etapas da produção audiovisual.

FILMES PREMIADOS

Na programação, estão os vencedores das onze mostras competitivas do festival e do Prêmio Especial da ABD. Entre as produções que serão exibidas estão Prata, de Lucas Melo, Troféu Vitória de Melhor Filme (Júri Técnico) da 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, Mirador, de Bruno Costa, Troféu Vitória de Melhor Filme (Júri Popular) na 11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, O Peixe, de Natasha Jascalevich, Troféu Vitória de Melhor Filme (Júri Técnico e Popular) na 6ª Mostra Mulheres no Cinema, e Quimera, de Luísa Costa Miranda, Troféu Vitória de Melhor Filme (Júri Popular) na 10ª Mostra Foco Capixaba.

PRÉ-ESTREIAS

O 28º FCV também receberá dois filmes inéditos no circuito comercial. Abrindo a programação do festival, será exibido Os Primeiros Soldados, de Rodrigo de Oliveira, que conta a história de um grupo de amigos que tenta sobreviver à epidemia de AIDS no começo dos anos 1980. Já a sessão de encerramento será com a première de Serial Kelly, de René Guerra. O longa, que tem sua primeira exibição na cidade de Vitória, acompanha a agenda de shows de uma cantora de forró eletrônico em inferninhos pelo sertão e o rastro de mortes que ela vai deixando pelo caminho. O filme é protagonizado pela cantora Gaby Amarantos.

FILMES CONVIDADOS

Três longas convidados, que foram exibidos fora de competição na edição online do festival, também estarão presentes. As Sessões Especiais começam na quinta-feira, 23, com a exibição de A Matéria Noturna, de Bernard Lessa. Na sexta-feira, 24, será projetado o documentário Limiar, de Coraci Ruiz. Fechando as exibições, no sábado, 26, Espero que Esta te Encontre e que Estejas Bem, de Natara Ney. Todas exibições acontecerão às 15 horas, no Centro Cultural Sesc Glória.

FESTIVALZINHO

Serão seis sessões gratuitas, divididas em duas exibições diárias, para um público de mais de 1.800 crianças e adolescentes. Na programação, estão os curtas: A Cápsula do Tempo, de Rodrigo Grota, Umbrella, de Helena Hilário e Mário Pece, Sobre Amizade e Bicicletas, de Julia Vidal, Stone Heart, de Humberto Rodrigues, Antes que Vire Pó, de Danilo Custódio, e O Sonho do Zezinho, de Edmundo Lacerda. Segundo divulgado, ao longo de duas décadas, o Festivalzinho de Cinema de Vitória já contabiliza mais de 160 sessões que alcançaram um público de mais de 40 mil crianças, de 57 escolas do Espírito Santo.

E não esqueça, o Papo de Cinema estará presente no Festival de Vitória, direto do Espírito Santo, a convite da produção do evento, com nosso editor-chefe Robledo Milani, que trará críticas, entrevistas e notícias do evento. Fique ligado!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br