Festival de Vitória 2023 :: Abertas as inscrições para curtas e longas-metragens

Publicado por
Marcelo Müller

Estão oficialmente abertas as inscrições de curtas e longas-metragens para o 30º Festival de Cinema de Vitória, evento que acontecerá entre 20 e 25 de setembro na capital do Espírito Santo. Até o dia 10 de abril, os interessados podem enviar seus filmes gratuitamente, em formato digital, por meio do formulário de inscrição disponível no site oficial do evento: http://festivaldevitoria.com.br. Podem concorrer a uma vaga nas mostras competitivas os filmes produzidos entre os anos de 2022 e 2023, também sendo observadas as seguintes regras de ouro:

– Podem ser inscritos filmes de diversos gêneros, como ficção, documentário, animação, experimental e videoclipe. Serão exibidas apenas as produções que possuam cópia em MOV ou MP4, codec H264.
– Os filmes devem ter duração máxima de 25 minutos (créditos inclusos) para curtas-metragens; e, longas-metragens, o mínimo de 70 minutos.
– O responsável pela inscrição deverá informar, no ato de sua inscrição, em campo próprio e disponível, um link para visualização completa e download na íntegra do filme, preferencialmente Vimeo ou YouTube, e também a senha de acesso, quando for o caso.
– Não serão aceitos links de transferência de arquivos, como WeTransfer, Dropbox, SendSpace ou qualquer outra ferramenta de alocação de dados que tenha prazo de expiração do link gerado. Não serão aceitas cópias em mídia física para a inscrição.
– Filmes anteriormente inscritos e que não foram exibidos não estarão aptos para participar novamente da seleção.
– Só serão aceitos no máximo dois (02) filmes por realizador(a) ou coletivo de realizadores, de forma que no caso de inscrições além do limite serão consideradas apenas as 2 (duas) obras mais recentes.

LEIA MAIS
Curta Caicó abre inscrições para sua 6ª edição
Inscrições abertas para a oficina gratuita Cinema Negro em Ação
Inscrições abertas para Festival de Séries de Novo Hamburgo

Como em 2023 o Festival de Cinema de Vitória chega à sua 30ª edição, os organizadores vão promover uma pequena Mostra Comemorativa entre 14 e 18 de junho para iniciar os festejos. Será uma retrospectiva com curtas e longas-metragens que marcaram os 30 anos desse tão importante evento para o calendário brasileiro de festivais.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.