Festival do Rio 2020 aposta em sessões presenciais junto a exibições online

Publicado por
Bruno Carmelo

O Festival do Rio 2020 está otimista quanto aos rumos da pandemia de coronavírus no Brasil. Apesar do contágio ainda elevado na cidade do Rio de Janeiro no mês de setembro, os produtores apostam que será possível organizar sessões tradicionais, dentro da sala de cinema, durante o evento previsto para acontecer entre 3 e 13 de dezembro.

A intenção, no atual momento, seria organizar um festival em formato híbrido, alternando sessões e eventos em formato presencial com exibições online. Outros festivais nacionais, como o Cine Ceará, estudam a viabilidade deste modelo empregado atualmente pelo Festival de Toronto. Mesmo assim, o comunicado oficial à imprensa destaca que a intenção do festival híbrido “segue em fase de estudo e estruturação a partir dos protocolos sanitários previstos em lei para o período”.

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Em setembro, grandes eventos como o Festival de Veneza apostaram no retorno ao formato presencial, ainda que respeitando diversos protocolos de segurança. A situação da Covid-19 na Itália, no entanto, se encontra muito mais controlada do que no Brasil. Os produtores do festival brasileiro sublinham a preocupação tanto com a saúde quanto com o cinema nacional: “O Festival do Rio reafirma seu compromisso com o cinema, a indústria audiovisual, com o seu público, parceiros e patrocinadores e com o Rio de Janeiro e o país, neste ano de tantas mudanças e transformações”.

Por enquanto, o Festival do Rio abre as inscrições para a Première Brasil, que acolhe curtas-metragens e longas-metragens. Os projetos podem ser enviados até o dia 30 de setembro, através do site oficial do evento. Os filmes selecionados serão organizados nas seguintes seções: Mostra Principal Ficção, Mostra Principal Documentários, Mostra Principal Curtas, Mostra Novos Rumos e Mostras Especiais.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

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