Festival do Rio 2021 :: Anunciada a Première Brasil 2020 em formato híbrido

Publicado por
Marcelo Müller

Os festivais de cinema tiveram de se adaptar aos tempos de pandemia. Uns aconteceram online, outros apostaram num formato híbrido e, infelizmente, alguns simplesmente não aconteceram. Um dos mais importantes e tradicionais eventos cinematográficos da América Latina, o Festival do Rio, não teve edição 2020. Recentemente, houve uma versão pocket e especial online. Agora foi anunciada a première Brasil com os filmes que tinham se inscrito em 2020. Ao todo serão 45 exemplares, sendo 20 longas – 12 de ficção e oito documentários – e 25 curtas que serão exibidos entre 05 e 11 de agosto no Estação Net Botafogo, no Rio de Janeiro, e na plataforma InnSaei.TV. Os organizadores estão apostando no formato híbrido para dar visibilidade à Première Brasil.

LEIA MAIS
Cobertura :: VI Cine Jardim – Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim (2021)
Festival Curta Cinema 2021 :: Abertas as inscrições para filmes até 6 de agosto
Festival de Veneza 2021 :: Divulgada a lista de filmes que disputam o Leão de Ouro

“Realizar um evento híbrido, presencial e virtual, com a seleção que fizemos dos filmes inscritos no ano passado é uma forma de valorizar os profissionais envolvidos e dar uma plataforma de divulgação para os títulos. Será uma semana inteira dedicada exclusivamente à Première Brasil. As medidas para combate à pandemia da Covid-19 nos impediram de realizar o festival em 2020, e também suspenderam parcialmente a produção e o lançamento dos filmes brasileiros. Agora é o momento de reocuparmos os espaços da cidade e as telas dos cinemas e o Festival do Rio, mais uma vez, vai abraçar esta retomada”, comenta Ilda Santiago, Diretora-Executiva e de Programação do Festival. Em setembro o evento realizará exibições em Lonas e Arenas Culturais do Rio de Janeiro. Já para novembro está programada a edição completa, também em formato híbrido. Confira os filmes selecionados para a Première Brasil:

 

LONGAS DE FICÇÃO

A Morte Habita à Noite, de Eduardo Moroto
Um Animal Amarelo, de Felipe Bragança
Casa de Antiguidades, de João Paulo Miranda Maria
Curral, de Marcelo Brennand
Desterro, de Maria Clara Escobar
Doutor Gama, de Jeferson De
King Kong En Asunción, de Camilo Cavalcante
Longe do Paraíso, de Orlando Senna
Meu nome é Bagdá, de Caru Alves de Souza
O Silêncio da Chuva, de Daniel Filho
Pajeú, de Pedro Diógenes
Valentina, de Cássio Pereira dos Santos 

 

LONGAS DOCUMENTÁRIOS
#eagoraoque, de Jean-Claude Bernardet, Rubens Rewald
Chico Rei Entre Nós, de Joyce Prado
Depois da Primavera, de Isabel Joffily, Pedro Rossi
Limiar, de Coraci Ruiz
Luz Acesa, de Guilherme Coelho
Para onde voam as feiticeiras, de Eliane Caffé, Carla Caffé, Beto Amaral
Quadro Negro, de Bruno F. Duarte, Silvana Bahia
Vil, Má, de Gustavo Vinagre

 

CURTAS-METRAGENS
4 Bilhões de Infinitos, de Marco Antônio Pereira
A Morte Branca do Feiticeiro Negro, de Rodrigo Ribeiro
Amanhã, de Aline Flores, Alexandre Cristófaro
Atordoado, Eu Permaneço Atento, de Henrique Amud, Lucas H. Rossi dos Santos
Blackout, de Rossandra Leone
Célio’s Circle, de Diego Lisboa
Ela que mora no andar de cima, de Amarildo Martins
Enraizadas, de Gabriele Roza, Juliana Nascimento
Fotos Privadas, de Marcelo Grabowsky
Gilson, de Vitória Di Bonesso
Lacrimosa, de Matheus Heinz
Mãtãnãg, A Encantada, de Shawara Maxakali, Charles Bicalho
O Barco e O Rio, de Bernado Ale Abinader
O Ciclope, de Gulherme Cenzi, Pedro Achilles
O Prazer de Matar Insetos, de Leonardo Martinelli
Portugal Pequeno, de Victor Quintanilha
Rafameia, de Mariah Teixeira, Nanda Félix
Rasga Mortalha, de Thiago Martins de Melo
República, de Grace Passô
Rosário, de Igor Travassos, Juliana Soares
Terra Dormente, de Antônio Farias
Um Filme de Quarentena, de Miguel Chaves, Jessica Linhares
Vitória, de Ricardo Alves Jr
Você Tem Olhos Tristes, de Diogo Leite
Yaõkwa: Imagem e memória, de Vincent Carelli, Rita Carelli

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.
Publicado por
Marcelo Müller
Tags: #eagoraoque4 Bilhões de Infinitosa EncantadaA Morte Branca do Feiticeiro NegroA Morte Habita à NoiteAlexandre CristófaroAline FloresAmanhãAmarildo MartinsAntônio FariasATORDOADOBernado Ale AbinaderBeto AmaralBlackoutBruno F. DuarteCamilo CavalcanteCarla CafféCaru Alves de SouzaCasa de AntiguidadesCássio Pereira dos SantosCélio's CircleCharles BicalhoChico Rei Entre NósCoraci RuizCurralDaniel FilhoDepois da PrimaveraDesterroDiego LisboaDiogo LeiteDoutor GamaEduardo MorotóEla que Mora no Andar de Cimaeliane cafféEnraizadasEU PERMANEÇO ATENTOFelipe BragançaFestival do RioFotos PrivadasGabriele RozaGilsonGrace PassôGuilherme CoelhoGulherme CenziGustavo VinagreHenrique AmudIgor TravassosIsabel JoffilyJean-Claude BernardetJefferson DeJessica LinharesJoão Paulo Miranda MariaJoyce PradoJuliana NascimentoJuliana SoaresKing Kong en AsunciónLacrimosaLeonardo MartinelliLimiarLonge do ParaísoLucas H. Rossi dos SantosLuz AcesaMarcelo BrennandMarcelo GrabowskyMarco Antônio PereiraMaria Clara EscobarMariah TeixeiraMãtãnãgMatheus HeinzMeu Nome É BagdáMiguel ChavesNanda FélixO Barco e o RioO CiclopeO Prazer de Matar InsetosO Silêncio da ChuvaOrlando SennaPajeúPara Onde Voam as FeiticeirasPedro AchillesPedro DiógenesPedro RossiPortugal PequenoQuadro NegroRafameiaRasga MortalhaRepúblicaRicardo Alves Jr.Rita CarelliRodrigo RibeiroRosárioRossandra LeoneRubens RewaldShawara MaxakaliSilvana BahiaTerra DormenteThiago Martins de MeloUm Animal AmareloUm Filme de QuarentenaValentinaVictor QuintanilhaVil MáVincent CarelliVitóriaVitória Di BonessoVocê tem olhos tristesYaõkwa: Imagem e Memória