Festival do Rio 2022 :: Divulgadas as datas da 24ª edição do evento

Publicado por
Marcelo Müller

Depois de passar por uma fase conturbada nos últimos tempos – fruto, especialmente, da perda de patrocínios – o Festival do Rio parece que está reentrando nos eixos (para a nossa alegria). Nesta quinta-feira, 12, foi anunciado que a 24ª edição do Festival do Rio acontecerá entre os dias 6 a 16 de outubro. “Em 2022, voltamos ao nosso mês tradicional de realização, em outubro. Neste ano viremos ainda mais fortes. Estamos felizes em preparar um festival robusto, de volta às nossas grandes edições. Nosso maior orgulho é ser o grande palco do cinema brasileiro com a Première Brasil”, destaca Ilda Santiago, diretora-executiva do Festival do Rio. Também foi anunciado que estão abertas as inscrições para a Première Brasil do evento. Os produtores brasileiros poderão inscrever seus filmes até 30 de junho. As produções selecionadas serão divulgadas até o dia 12 de agosto.

LEIA MAIS
Femina Festival divulga vencedores da sua 13ª edição
Festival Internacional de Goiânia 2022 :: Corpos, famílias e mulheres sozinhas (Mostra Origens)
Festival Varilux 2022 :: Virginie Efira e Romain Duris estampam cartaz do evento

Em 2021, o Festival do Rio teve um retorno importante após as turbulências dos anos 2020, nos quais a confluência entre a perda de patrocínios e os efeitos da pandemia tornou inviável a realização das atividades. Criado em 1999, o evento é um dos grandes acontecimentos cinematográficos da América Latina, tanto pela quantidade de filmes tradicionalmente selecionados quanto pela porta de entrada que ele fornece às obras que tiveram suas premières em grandes eventos internacionais (Cannes, Veneza, Berlim, etc.). Vida longa ao Festival do Rio.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.