Festival do Rio 2022 :: Paloma ganha o troféu Redentor. Confira os premiados

Publicado por
Marcelo Müller

Depois de muito cinema rolando pelas telonas da cidade do Rio de Janeiro, neste domingo, 16, foram conhecidos os grandes vencedores do Festival do Rio 2022. Paloma, de Marcelo Gomes, levou para casa o troféu Redentor de Melhor Longa-metragem de Ficção e ainda rendeu à intérprete Kika Sena o prêmio de Melhor Atriz pelo papel de uma mulher trans agricultora do sertão do Pernambuco que sonha em se casar na igreja, de véu e grinalda. Samantha Schmütz e Ícaro Silva apresentaram a cerimônia de premiação que aconteceu no mítico Odeon, sala de cinema localizada na Cinelândia, considerado um dos principais templos da cinefilia carioca. A cada vencedor que subia ao palco crescia em volume a noção de resistência, palavra presente em vários discursos, bem como  nas manifestações políticas mais diretas. O ator Paulo Gustavo, que morreu em 2021 em virtude de complicações da Covid-19, foi homenageado de maneira póstuma com o troféu Suzy Capó de Personalidade do Ano, láurea recebida pela mãe do ator, Dona Déa. Sem mais delongas, confira abaixo todos os vencedores do Festival do Rio 2022.

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PREMIÈRE BRASIL

Melhor longa-metragem – Ficção
Paloma, de Marcelo Gomes
Melhor longa-metragem – Documentário
Exu e o Universo, de Thiago Zanato
Melhor curta-metragem
Escasso, de Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meirelles
Menção Honrosa
7 Cortes de Cabelo no Congo, de Luciana Bezerra, Gustavo Melo e Pedro Rossi
Prêmio Especial do Júri
Mato Seco em Chamas, de Adirley Queirós e Joana Pimenta
Melhor Direção – Ficção
Julia Murat, por Regra 34 
Melhor Direção – Documentário
Juliana Vicente, por Diálogos com Ruth de Souza
Melhor Roteiro
Carvão, escrito por Carolina Markowicz
Melhor Ator
Darío Grandinetti, por Bem-vinda, Violeta!
Melhor Atriz
Kika Sena, por Paloma
Melhor Ator Coadjuvante
Timothy Wilson, por Fogaréu
Melhor Atriz Coadjuvante
Aline Marta, por Carvão
Melhor Fotografia
Mato Seco em Chamas, por Joana Pimenta
Melhor Direção de Arte
Carvão, por Marines Mencio
Melhor Montagem
Propriedade, por Matheus Farias

Equipe de “Paloma”. Foto/Christian Rodrigues

PREMIÈRE BRASIL – NOVOS RUMOS

Melhor longa-metragem
Três Tigres Tristes, de Gustavo Vinagre
Melhor curta-metragem
Curupira e a Máquina do Destino, de Janaína Wagner
Melhor Direção
Leonardo Martinelli, por Fantasma Neon
Prêmio Especial do Júri
Maputo Nakuzandza, de Ariadine Zaumpaulo

PRÊMIO FELIX

Melhor Filme Brasileiro
Paloma, de Marcelo Gomes
Melhor Documentário
Corpolítica, de Pedro Henrique França
Menção Honrosa
Não é a Primeira Vez que Lutamos pelo Nosso Amor, de Luis Carlos de Alencar
Melhor Filme Estrangeiro
Meu Lugar no Mundo, de Adrián Silvestre (Espanha)
Prêmio Especial do Júri
Fogo-Fátuo, de João Pedro Rodrigues (Portugal/França)

PRÊMIO SUZY CAPÓ – PERSONALIDADE DO ANO
Paulo Gustavo

Samantha Schmütz homenageia o falecido Paulo Gustavo. Foto/Eny Miranda
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

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