Competindo na Mostra Première Latina da edição 2023 do Festival do Rio com o drama Os Impactados (2023), e apresentando fora de competição o colaborativo Elas por Elas (2022), a cineasta argentina Lucía Puenzo virá ao evento divulgar ambos os filmes. O primeiro, exibido na Seção Horizonte do Festival de San Sebastián 2023, segue a trajetória de Ada que, durante uma tempestade no campo, é atingida por um raio, resultando em uma reconfiguração física e psicológica. Já o segundo, uma antologia de sete contos dirigidos por mulheres e filmados em diferentes partes do mundo, chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Canção Original em 2023 pela faixa “Applause“, de Diane Warren. Entretanto, a diretora não desembarcará no Brasil somente para divulgar essas obras audiovisuais, mas também para lançar Os Invisíveis, seu último livro.
LEIA MAIS
– Uma Fada Veio Me Visitar :: Xuxa e Zé Gotinha promovem ação com ingressos gratuitos
– Festival do Rio 2023 :: Confira programação gratuita do evento carioca
– 1º Festival do Cinema Nordestino irá celebrar em quatro capitais o cinema da região
Segundo revelado, Os Invisíveis aborda o tema da infância roubada a partir da perspectiva de dois adolescentes e de um menino de seis anos que, vivendo nas ruas de Buenos Aires, são recrutados por indicação de um ex-policial que se tornou segurança privado, para realizar uma série de delitos em residências de luxo em Buenos Aires e em Punta del Este, no Uruguai. Os Invisíveis é também o título de um curta que Puenzo dirigiu em 2005, a partir de uma história que ouviu de dois meninos de rua, e que só agora transpôs para um texto literário. Com lançamento previsto para 11 de outubro, Lucía se fará presente na capital carioca nos dias 12 e 13 do mesmo mês para falar sobre a empreitada promovida pela editora Gryphus.
Vale lembrar que, aos 46 anos, Lucía é um nome em evidência no cenário cultural argentino, transitando há anos entre literatura e cinema. Filha do cineasta Luis Puenzo, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por A História Oficial (1985), a artista ficou famosa a partir de 2007, quando foi honrada com quatro troféus no Festival de Cannes pelo romance XXY. Um de seus livros mais conhecidos, O Médico Alemão, foi adaptado para o cinema em longa homônimo, e a autora também ficou à frente do roteiro e da direção do projeto.
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- A Bachata do Biônico - 19 de novembro de 2024
- En La Caliente: Contos de um Guerreiro do Reggaeton - 19 de novembro de 2024
- Aile: Laços de Paixão Copy - 19 de novembro de 2024
Deixe um comentário